A Honda revelou dois conceitos elétricos com autonomia acima de 400 km na feira de tecnologia de Las Vegas (CES), na última terça-feira (07). Outra novidade é que os dois protótipos se tornarão modelos comerciais. O SUV chamado de 0 SUV está programado para ser lançado no início de 2026 na América do Norte, já o sedan 0 Saloon ficará mais para o final do mesmo ano.
Existe uma possibilidade de os modelos também serem comercializados na Europa e Japão. Mas a Honda ainda não abriu o jogo sobre isso. O Honda 0 SUV é baseado no conceito Space Hub Minivan. Porém, conta com várias distinções como uma silhueta de crossover mais realista, para-brisa mais inclinado, faróis pixelados e um emblema iluminado da Honda.
A traseira do SUV 0 é difícil de assimilar, pois faz jus ao termo carro conceito. Muito exagerada, alta, com linhas bem retilíneas e lanternas em “U”. No interior se destaca o cockpit dominado por telas, com um display só para passageiros. Os retrovisores são substituídos por câmeras.
E como é o sedan?
Já o conceito do sedan Saloon se destaca pela sua carroceria baixa. As portas de asa de gaivota exibidas no CES 2024 foram substituídas por portas convencionais. A dianteira traz um ar de Lamborghini Gallardo. Os faróis contam com capas deslizantes remetendo a era dos faróis pop-up. Aqui os retrovisores também foram trocados por câmeras. Mas o que realmente chama atenção no sedan é a ausência de para-brisa traseiro.
No interior se destaca o excesso de telas, o volante de manche que lembra o da Tesla, que desliza para facilitar a entrada e saída do assento rebaixado. Faixas de LED ambiente também percorrem o habitáculo e o estofamento branco traz o toque final de sofisticação e minimalismo.
Tecnologias oferecidas nos novos carros conceitos da Honda
Tanto o SUV quanto o sedan são equipados com o sistema steer-by-wire da Honda, ele atua integrando a direção, a suspensão e os freios. Eles também contam com a nova plataforma EV da Sony que compacta as baterias para reduzir o peso do carro e ainda otimiza o alcance através de um software de gerenciamento.
Mas a cereja do bolo talvez seja o sistema ASIMO OS da Honda, o nome é uma homenagem ao robô humanoide da fabricante. Esta tecnologia oferece assistência ao motorista, infoentretenimento e atualizações que se adaptam as preferências do motorista.
Os conceitos da Honda estrearão a direção autônoma nível 3, incluindo a funcionalidade “eyes-off” (olhos desligados) que poderá ser usada em momentos de engarrafamento em rodovias onde a regulamentação permite esse nível autônomo de direção. Só faltou a Honda dar alguns detalhes sobre a motorização elétrica e ser mais precisa quanto a autonomia dos modelos.
Por fim, a fabricante japonesa também está preocupada com o carregamento dos seus carros, por isso se comprometeu a lanças 30.000 estações de recarga até 2030. Além disso, os carros conceitos da Honda terão recursos de carregamento inteligente. Esse sistema é capaz de alimentar a energia excedente de volta para a rede durante o pico de demanda para ajudar a estabilizar a rede e gerar economia para o proprietário.
O que você achou dos novos carros conceitos da Honda? Conte para nós nos comentários.