Em meados de 2022, a Chrysler apresentou em um evento de tecnologia um SUV médio elétrico, com porte próximo do Jeep Compass. O projeto foi batizado de Airflow e seu desenho dava a entender que ele estava praticamente pronto para iniciar a produção em larga escala. Porém, as coisas mudaram e ele foi suspenso há pouco tempo.
O Airflow usaria de base a plataforma STLA Large da Stellantis. Desse modo, teria porte médio e seu desenho trazia linhas encorpadas. Mesmo em se tratando de um modelo elétrico, ele não possuía aspecto futurista e priorizava ares mais conservadores. Um dos seus destaques era a queda suave da traseira, ideia similar a de SUVs-cupês.
A expectativa é que o Compass elétrico da Chrysler fosse produzido na planta de Windsor, em Ontário, no Canadá. Lá, ele seria montado ao lado da minivan Pacifica e do Dodge Charger Daytona. O problema é que uma fonte próxima do portal MoparInsiders teve acesso a um e-mail onde ficava claro que o SUV Airflow teve seu projeto suspenso.
Segundo plano
No e-mail, um fornecedor é avisado que o projeto C6X (CA), provavelmente codinome do SUV elétrico, estava sendo colocado em espera. Além disso, qualquer gasto relacionado ao novo projeto também deveria ser suspendido. Contudo, não foi dada nenhuma explicação para haver essa radical mudança de planos na montadora.
Mas, mesmo posto em segundo plano, o Compass elétrico da Chrysler não foi totalmente cancelado. Anteriormente, ele estava previsto para ter sua produção iniciada em 2026. Assim que seu projeto for retomado e a produção iniciada, o Airflow deverá fazer companhia para as minivans Pacifica e Voyager.
A mais barata é a Pacifica e ela ainda pode ser comprada na variante híbrida plug-in. No entanto, em breve, o público internacional vai poder optar pela variante elétrica da minivan Pacifica. Ela unirá amplo espaço interno e mais sistema de propulsão movido a bateria e que terá autonomia de até 643 km, segundo Christine Feuell, CEO da marca, em uma entrevista para o Green Car Reports.
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