O Kia Sonet surgiu há quatro anos, projetado para competir no segmento de SUVs subcompactos. Lançado em 2020, o utilitário esportivo pode levar cinco ou sete passageiros, apesar de suas dimensões modestas.
Isso significa que, apesar de seu tamanho menor em comparação com um Fiat Argo Trekking, ele tem a mesma capacidade de transportar pessoas que um Chevrolet Spin. Com um comprimento de 3,995 m, o Kia Sonet, na ponta da fita métrica, é inferior aos 4,031 m de para-choque a para-choque do Fiat Argo Trekking.
No entanto, o fabricante sul-coreano conseguiu uma verdadeira proeza com o Sonet, permitindo que ele acomode até sete ocupantes, mesmo com uma carroceria menor também que a do Citroën C3 Aircross.
Esse atributo veio de um projeto inteligente de aproveitamento interno do SUV, aproveitando o máximo de espaço possível da cabine, sem roubar a capacidade volumétrica do compartimento de bagagens de até 385 litros, segundo os dados da ficha técnica divulgada pela Kia.
Vale ressaltar que na Indonésia o Kia Sonet é oferecido em nove versões, com preço inicial de ₹ 799.000,00 (rupias indianas), aproximadamente R$ 57.200, em conversão direta.
No mercado brasileiro, os menores carros de sete lugares à venda são o Citroën C3 Aircross, que oferece 4,32 m de comprimento, e a Chevrolet Spin, com 4,420 m de comprimento. No entanto, mesmo com essa capacidade, quem viaja na última fileira de bancos de ambos os modelos não dispõem de um espaço confortável para as pernas e os joelhos.
Isso também ocorre com o Sonet, onde adultos de estatura mediana não encontram uma posição confortável na última fileira de bancos, seja em deslocamentos curtos ou viagens longas. Se você já entrou em algum desses modelos, sabe que lá atrás somente crianças viajam com alguma dose de conforto.
Afinal, em carros com dimensões pequenas não existe milagre, apenas uma medida paliativa ou um atributo de venda.
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