A volta de um clássico!

DS reviverá o lendário Citroën SM como uma vitrine de design

A DS irá reviver o icônico modelo Citroën SM, produzido entre 1970 e 1975, como um conceito tecnológico que antecipa o futuro da marca

DS SM Tribute
DS SM Tribute [Divulgação]

A DS irá reviver o Citroën SM como um ícone de design, celebrando o décimo aniversário da marca premium francesa. Este conceito futurista exibe o estilo de design inovador da fabricante, que ficou famoso pelo DS3, DS4 e DS5, por exemplo.

O conceito SM Tribute é inspirado no Citroën SM original, lançado no final dos anos 1960 como um substituto do Citroën DS. Na sua época, o SM era um dos carros mais avançados tecnicamente, com direção assistida variável e faróis que seguiam o movimento do volante. Além disso, o SM se destacava por sua aerodinâmica e conforto acima da média à época

DS SM Tribute [Divulgação]

Seguindo a linha do SM original, o SM Tribute é um coupé baixo e elegante, com 4,94 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,30 m de altura, e uma distância do solo de somente 3,5 centímetros.

A carroceria finalizada na tonalidade Gold Leaf remete ao estilo dos anos 1970, complementada pelo design coupé. A DS ainda não revelou quais recursos específicos do conceito serão incluídos nos carros de produção, mas é provável que algumas características sejam incorporadas, como a assinatura das luzes, as câmeras traseiras otimizadas para aerodinâmica e a grande abertura do capô.

DS SM Tribute
DS SM Tribute [Divulgação]

Interior

Ao abrir a porta, o interior faz referência ao SM original, com um quadro de instrumentos reimaginado que lembra o design do carro original. Os assentos apresentam uma padronagem listrada, e o sistema multimídia é integrado a um painel curvo.

DS SM Tribute
DS SM Tribute [Divulgação]

A marca ainda não divulgou detalhes técnicos do conceito, mas a empresa está se preparando para lançar dois novos modelos premium no próximo ano. Entre eles, um SUV baseado no conceito Aero Sport Lounge de 2020 e um sedã que substituirá o atual DS9. Ambos os modelos serão construídos na nova arquitetura STLA Medium da Stellantis, que acomoda sistemas híbridos e plug-in.

Para relembrar, o Citroën SM, produzido entre 1970 e 1975, empregava um propulsor V6 2.7 Maserati com três carburadores Weber atrelado ao câmbio manual de cinco marchas, para render 170 cv.

DS SM Tribute [Divulgação]

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