SUVs renovados

Citroën prepara novidades para seus SUVs no Salão de Paris 

Com visual renovado, os novos Citroën C4 e C4 X ganharam novidades visuais e marcam presença no Salão de Paris

Citroën C4, apresentado no Salão de Paris, estacionado [divulgação]
Novo Citroën C4 [divulgação]

O Salão de Paris está apenas começando, mas a Citroën já tem boas novidades para sua gama europeia. Nesta segunda-feira (14), a marca francesa revelou o visual atualizado dos SUVs C4 e C4 X, que ganharam um estilo mais alinhado com a atual linguagem de design da marca.

Agora, a dupla de SUVs exibe uma dianteira com o novo logotipo da Citroën, estreando a nova linguagem visual da empresa no Salão de Paris. A grade cromada com o duplo chevron deixou de ser exibida, e agora há uma peça fechada em seu lugar e com o logotipo da empresa em destaque no centro.

Os faróis estão mais finos e adotaram um desenho mais convencional, perdendo o visual dividido de antes, como acontece com os carros da marca vendidos no Brasil. Na traseira, há novas lanternas em LED nos dois modelos, que fez essa parte parecer mais limpa, ainda que a mudança tenha sido menor que a aplicada na dianteira.

Citroën C4 X, apresentado no Salão de Paris, estacionado [divulgação]
Novo Citroën C4 X [divulgação]

Novos carros da Citroën no Salão de Paris

Vale lembrar que o C4 é um SUV com carroceria mais convencional, enquanto o C4 X tem um perfil cupê que lembra o Basalt, mas em um tamanho maior e mais refinado. Mesmo sendo modelos médios, a dupla da Citroën utiliza a plataforma CMP, a mesma de C3, Aircross e Basalt, e também presente em modelos compactos da Peugeot. Porém, o C4 X é completamente diferente do SUV cupê lançado no Brasil há pouco tempo.

Além das mudanças externas, a Citroën fez alguns ajustes menores no interior, adicionando novos bancos com a tecnologia Advanced Comfort, com espumas mais densas, e um novo painel de instrumentos, que é digital e tem sete polegadas.

Interior do Citroën C4 X [divulgação]
Novo Citroën C4 X [divulgação]

Motores

Há versões híbridas leves e elétricas para os dois carros. No primeiro caso, o motor é o 1.2 turbo a gasolina com potência de 100 cv ou 134 cv. O conjunto híbrido leve é composto ainda por um pequeno propulsor elétrico, que fica alojado dentro da transmissão automática de seis marchas. 

Os modelos elétricos também contam com duas faixas de potência. Há versões com 136 cv ou 156 cv. A Citroën acoplou uma bateria de 50 kWh no modelo de menor potência, com até 360 km de autonomia, enquanto as versões mais potentes usam uma bateria de 54 kWh, com autonomia de até 425 km, sempre no ciclo WLTP.

Citroën C4, apresentado no Salão de Paris, estacionado [divulgação]
Novo Citroën C4 [divulgação]

Embora tenham sido apresentados no Salão de Paris, os novos Citroën C4 e C4 X vão demorar um pouco ainda para serem vendidos. Eles só chegarão às lojas no início de 2025, quando também serão revelados os preços na Europa.

Acha que a Citroën deveria trazer a família C4 para o Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.