De olho no dinheirinho

Citroën largará de lado carros grandes para focar no lucro

Com o objetivo de ser popular e atender ao público em geral, a Citroën reavaliou seus planos futuros e promete inovar onde for possível

Citroën C5 X [divulgação]
Citroën C5 X [divulgação]

As montadoras precisam entender as reais necessidades dos consumidores para orientar seus projetos. Atentas aos segmentos mais lucrativos, a Citroën precisou reformular seus futuros lançamentos, sacrificando os veículos muito pequenos e grandes.

Em entrevista à equipe do portal Autocar, o CEO da marca para a Europa, Thierry Koskas, afirmou que a empresa precisa focar nos segmentos principais, deixando de lado os nichos. Em outras palavras, no futuro, a gama da montadora poderia começar já no C3, um hatch da categoria B, e estender-se até o C5 Aircross, do segmento C. O único modelo pequeno da linha seria o Ami.

Thierry afirmou que a Citroën não cogita ter um substituto para o C1, que era um hatch mais compacto do que o C3, por ele não ser tão lucrativo para a montadora. Outro modelo que não deverá ter um substituto é o C5 X. Koskas afirmou que o desempenho de vendas do modelo não é ruim, mas ele está inserido em um segmento praticamente inexistente.

Citroën C5 X [divulgação]
Citroën C5 X [divulgação]

Marca quer inovar em todos os sentidos

O foco da marca será carros dos segmentos B e C, que são o “coração” da empresa. Outro ponto revelado é de produzir um modelo menor do que o C3, para ficar acima do Ami.

Para manter os valores finais mais acessíveis ao público, a Citroën pretende utilizar a plataforma Smart Car nos carros a serem lançados futuramente. Essa arquitetura já está presente no C3 e, como usa poucas peças, é mais barata e tem uma produção facilitada. Ele ainda revelou que os próximos carros não serão hatches ou SUVs.

carros
Citroën Ami [divulgação]

Nas palavras do executivo, “está no DNA do fabricante sugerir carros novos”. Ele disse que sua marca trará modelos com formatos inovadores, que sua empresa assumirá riscos e que o mercado se transformará. Koskas mencionou que a futura gama da marca não será tão extensa, provavelmente com até seis carros, e eles precisam estar bem posicionados no mercado.

Já questionado sobre a eletrificação, Thierry afirmou que a Citroën pretende vender carros com motores a combustão, híbridos e elétricos. Nos planos atuais, a fabricante quer aumentar as vendas de elétricos até 2030. Para ele, o importante é oferecer uma mobilidade acessível para todos.

Citroën C3 [divulgação]
Citroën C3 [divulgação]

O que será que a Citroën está planejando? Você gosta da ousadia da montadora? Conte nos comentários


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