
A estada da fabricante de carros chinesa Seres no Brasil foi curta e instável. A marca estreou no nosso mercado em julho de 2023. Em um ano ela vendeu apenas oito exemplares. Foram cinco unidades do Seres 3 e três do Seres 5. Porém, em julho de 2024, a chinesa já havia fechado suas duas concessionárias no país e anunciado uma paralisação temporária para uma reestruturação estratégica.
Na época, a chinesa Seres informou que precisaria de um trimestre para colocar a casa em ordem no Brasil. Porém, mais de seis meses se passaram e a nova estratégia não foi apresentada. Apesar das concessionárias de São Paulo e Rio de Janeiro terem fechado as portas, a marca garantiu que os clientes continuariam recebendo todo suporte necessário através do site.
No entanto, o site www.driveseres.com.br encontra-se fora do ar. Tampouco se sabe como anda o processo de importação de peças e serviços prometidos pela fabricante. O seu perfil no Instagram está sem movimentação desde julho e o LinkedIn desde abril de 2024. O telefone da sede em Barueri (SP), também foi desativado.

E a história só piora, o CNPJ da empresa, por exemplo, está encerrado, de acordo com o Ministério da Fazenda. Acontece que em dezembro de 2024, em entrevista ao site da Quatro Rodas, o chefe de operações da Seres, José Augusto Brandimarti afirmou que a marca retomaria a operação de vendas no primeiro trimestre de 2025.
Mas pelo o que podemos ver, aconteceu o contrário. A Seres simplesmente desapareceu do mapa do Brasil. Até a publicação dessa matéria a Seres não fez nenhum posicionamento sobre osplanos para o nosso mercado e como ficarão os oito clientes da marca por aqui.
Quem é a chinesa Seres que abandonou o Brasil?

A Seres é uma empresa relevante no mercado automotivo, especialmente no continente asiático, embora tenha saído à francesa do Brasil, sem um comunicado oficial a imprensa e sem informar sequer se entrou em contato com os clientes da marca oferecendo um parecer ou qualquer tipo de suporte.
Enquanto no Brasil ela vendeu apenas oito unidades em um ano alegando ter enfrentado problemas para realizar a homologação dos seus veículos, no mundo foram vendidas quase meio milhão de unidades em 2024. A marca informa 426.900 unidades comercializadas.
O chefe de operações no Brasil havia informado que a marca entendeu que o brasileiro não gosta de comprar carro pela internet, em um modelo de vendas parecido com o da Tesla. Ainda mais por se tratar de uma marca que o brasileiro não tinha qualquer familiaridade.
Por isso, fazia parte da suposta nova estratégia da Seres ter mais lojas físicas. Brandimarti informou até haviam 15 grupos de concessionárias interessadas em representar a marca em 2025. Em nenhum momento a Seres dividiu quaisquer planos de abandonar sua operação no Brasil.
O que você tem achado da repercussão da Seres no Brasil? Conte para nós nos comentários.