Não voa sob céu de brigadeiro!

Chinesa Neta revela problemas e vive uma situação delicada

A marca chinesa Neta não vive um bom momento, enfrentando problemas como cortes de salários e vendas em baixa

[Neta S Shooting Brake / carscoops.com]
[Neta S Shooting Brake / carscoops.com]

Difícil a vida da Neta, não é mesmo? Após os problemas de homologação, que alteraram a data de lançamento dos carros no nosso mercado, conforme apuramos, agora, no início deste mês, a companhia informou que está passando por uma situação delicada lá na China.

Fang Yunzhou, fundador da Neta, comentou recentemente que está corrigindo a rota da marca devido aos problemas na planta de Nanning, na China. A fábrica cessou a produção no início de março deste ano, e o polo produtivo de Tongxiang, na província de Zhejiang, também interrompeu a produção.

Esses problemas na produção são acompanhados por cortes de salários. De acordo com site CarNewsChina, o número de funcionários reduziu de 7.932, no final do ano passado, para 5.000 empregados.

Neta S Shooting Brake
O Neta S Shooting Brake mede quase cinco metros de comprimento e as rodas são de 20 polegadas [carscoops.com]

Em outros departamentos da marca chinesa Neta, os salários foram reduzidos entre 5% e 30%. Aliás, segundo informações, todos os setores da marca chinesa implementaram cortes salariais.

Esse cenário está ligado às vendas. De janeiro a setembro deste ano, foram entregues 53.583 unidades no mercado chinês, atingindo menos de 30% da meta anual de vendas. Acredita-se que esse desempenho esteja relacionado à produção concentrada na fábrica de Tongxiang, assim como à parada da produção nas plantas de Yichun, que produz o Neta S e o Neta GT, e Nanning, que fabrica o Neta Aya.

Neta GT azul parado de frente com as rodas dianteiras viradas e muro ao fundo
O Neta GT emprega dois propulsores elétricos (um em cada eixo) para render 394 cv e 63,2 kgfm [Divulgação]

Apesar desse cenário, Fang Yunzhou afirmou que, nos últimos meses, a Neta recebeu uma grande quantidade de pedidos no Salão do Automóvel de Guangzhou. Vamos agilizar nossos negócios, otimizar a organização e reformar nossa folha de pagamento para construir um fluxo de caixa positivo em 2025 para aumentar nossa competitividade”, disse Fang à mídia chinesa.

A Neta no Brasil

Em nosso mercado, a Neta fez barulho desde sua chegada com o anúncio de uma linha completa de carros em destaque no Festival Interlagos. No entanto, houve uma mudança de planos. Com a estreia inicialmente marcada para setembro, a pré-venda dos carros começou em 1º de novembro, e os primeiros carros serão entregues em meados de deste mês.

Um dos modelos da marca é o Neta X comercializado nas versões 400 Comfort (R$ 194.900), 500 Comfort (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Medindo 4,61 m de comprimento, 1,86 de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre-eixos ainda oferece um porta-malas de 508 litros (1.388 após o rebatimento da segunda fileira de bancos).

Neta X branco visto de frente no asfalto com o DRL ligado [Divulgação]
O Neta X é comercializado no Brasil em três versões e cinco opções de cores (branco, cinza, preto, bege e azul [Divulgação]

A propulsão elétrica entrega 163 cv e 21,4 kgfm, o que permite acelerar aos 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h. Duas opções de baterias estão disponíveis: 52,5 kWh (versão 400 Comfort) e 64,1 kWh (configurações 500 Comfort e 500 Luxury).

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o alcance puramente elétrico é de até 258 quilômetros, quando equipado com a bateria menor, e de 317 quilômetros nas versões 500 Comfort e 500 Luxury do Neta X.

Neta X branco parado de traseira com árvores ao fundo
O Neta X oferece um entre-eixos de 2,77 m, enquanto o porta-malas possui uma capacidade volumétrica de 508 litros [Divulgação]

Você acredita que a Neta terá sucesso em nosso mercado? Escreva a sua opinião nos comentários!