.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Paralisação será por bastante tempo!

Chevrolet vai parar produção do Onix e Onix Plus por mais de dois meses

A produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus será paralisada em breve. Segundo a marca, ela servirá para atender a demanda do mercado

A fábrica da General Motors em Gravataí e seu inovador Complexo Industrial Automotivo (CIAG), que conta com outras 18 empresas instaladas no estado do Rio Grande do Sul, completam duas décadas desde sua inauguração em 20 de julho de 2000.
A fábrica da General Motors em Gravataí e seu inovador Complexo Industrial Automotivo (CIAG), que conta com outras 18 empresas instaladas no estado do Rio Grande do Sul, completam duas décadas desde sua inauguração em 20 de julho de 2000.

A produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus em Gravataí, Rio Grande do Sul, será paralisada mais uma vez em 2025. Os modelos compactos terão sua fabricação paralisada momentaneamente entre fevereiro e março e também a partir de abril. Ainda nesse sentido, com a nova parada, cerca de 10 mil unidades deixarão de serem produzidas.

Quem adiantou essa novidade foi a Autoesporte. Eles entraram em contato com o sindicato dos metalúrgicos da região e o presidente, Valcir Ascari contou sobre. Valcir revelou que a nova paralisação em Gravataí começará no próximo dia 22 de abril e o retorno está previsto para cerca de 90 dias depois.

Desse modo, cerca de 10 mil unidades dos compactos deixarão de serem fabricadas. A General Motors, empresa que comanda a fabricante, também foi contatada. Em resposta, ela disse que a Chevrolet vai adotar o sistema layoff para os trabalhadores na produção dos Onix e Onix Plus. Isso envolve suspensão temporária de contratos de trabalho e servirá para a marca atender a demanda atual do mercado automotivo.

Carros mais vendidos em 2024
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]

Já teve paralisação confirmada

Todavia, esta não é a primeira paralisação nessa planta este ano. A instalação não produzirá os compactos entre os próximos dias 17 de fevereiro até 17 de março. Neste caso, a marca pontuou que atualizações e modernizações de processos ocorreriam na instalação. Os funcionários teriam folgas e férias coletivas.

Só que, inicialmente, a paralisação duraria cerca de três meses. Mas, após acordos, o tempo foi reduzido para pouco mais de dois meses. Ainda assim, os trabalhadores receberiam seu vale-alimentação, mesmo não trabalhando. Outros motivos que levaram a Chevrolet a parar novamente a produção dos Onix e Onix Plus foram os estoques.

Chevrolet Onix Premier preto, visto de frente e com fundo branco
Chevrolet Onix Premier turbo [Divulgação]

O portal jornalístico apurou que ambos modelos seguem diversas unidades paradas nos estoques. Aliás, tanto o Onix quanto Onix Plus tiveram quedas nas vendas no último mês de janeiro. De acordo com a Fenabrave, o hatch compacto acumulou 5.576 unidades vendidas e o sedan atingiu 3.044 unidades.

Desse modo, eles foram superados por rivais como Volkswagen Polo e Fiat Cronos. Porém, ambos receberão boas novidades em 2025.

Reestilização

O que acontece é que a Chevrolet comemora 100 anos de atuação no Brasil este ano. Aí, ela pretende apresentar os Onix e Onix Plus reestilizados. Os compactos ganharão novo visual dianteiro e traseiro e deverão receber mais equipamentos de série. Todavia, eles ainda não possuem uma data oficial de lançamento.

Você gosta dos Onix e Onix Plus ou prefere seus rivais? Conte nos comentários