Já à venda em alguns países latino-americanos, o Chevrolet Groove chega ao México e levanta uma dúvida: será que vem também para o Brasil? Posicionado abaixo do Tracker, o novo modelo poderia ser o ideal rival da Chevrolet ao Volkswagen Nivus, CAOA Chery Tiggo 3X e ao futuro Fiat Pulse.
Importado da China, onde é vendido pela Baojun, ele tem 4,22 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,62 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Comparando ao Tracker, o Chevrolet Groove é 5 cm mais curto, 5 cm mals estreito, tem mesma altura e tem entre-eixos 2 cm mais curto. São medidas que o colocam na base dos SUVs compactos.
O fato de não ser um Chevrolet de verdade, fez do Groove um modelo bastante diferente do restante da família em questão de mecânica. Enquanto os compactos da marca da gravata dourada usam motores três cilindros turbo, o modelo da Baojun rebatizado é aspirado.
Lá no México ele será oferecido com motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 105 cv e 13,8 kgfm de torque. Até mesmo o câmbio é diferente: um CVT no lugar do tradicional automático de seis marchas usado no Brasil. Haverá ainda uma versão manual com seis marchas.
Chevrolet sem gravata
Esteticamente ele foge bastante da linguagem visual da Chevrolet, afinal, ele pertence à marca chinesa Baojun. Um dos elementos mais fortes da marca controlada pela GM e presente somente na China é o conjunto óptico dividido. A parte superior se liga à grade frontal por um friso cromado, enquanto a segunda sessão fica no para-choque em posição baixa.
Na lateral, marca presença a coluna C parcialmente pintada em preto acompanhada por um friso cromado. Ela simula uma janela ali e permite que o Chevrolet Groove tenha teto com pintura contrastante. Atrás, lanternas translúcidas com desenho em Y chamam a atenção.
A cabine é simples e com nenhuma peça compartilhada com outros carros da Chevrolet. O painel de instrumentos lembra o do CAOA Chery Tiggo 2, enquanto a central multimídia flutuante acima das saídas de ar é um aceno visual ao Onix. Ele conta com uma pequena faixa em couro no painel com costuras vermelhas.
Ainda que o mercado de SUVs esteja em franco crescimento, dificilmente a Chevrolet do Brasil deve apostar no Groove por aqui. Ele tem porte muito próximo ao do Tracker e, por ser importado da China, teria preço semelhante. Com isso, não conseguiria atuar abaixo dele e rivalizar com CAOA Chery Tiggo 3X, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
>>CAOA Chery Tiggo 3X vs. VW Nivus: quem oferece mais por menos?
>>Tiggo 3X não é um CAOA Chery Tiggo 2 requentado | Impressões
>>Fiat Pulse, VW Nivus e outros SUVs que nasceram a partir de um hatch