Novidades

Chevrolet lança novo Onix, que ganha turbo e mantém preço

Onix e Onix Plus estreiam novo motor três cilindros 1.0 turbo de 116 cv

Chevrolet Onix Plus (Auto+)
Chevrolet Onix Plus (Auto+)

A Chevrolet apresentou nessa quinta-feira a segunda geração do Onix e do Prisma, que agora atende pelo nome de Onix Plus. Tanto o hatch como o sedã inauguram não só a nova linguagem visual da marca norte-americana, mas também a nova plataforma modular.

Batizada de GEM, a nova plataforma foi desenvolvida em parceria com seu braço chinês Saic – que desenvolveu também o Buick Excelle, com quem a dupla divide a plataforma e alguns componentes. Antes mesmo de conhecermos o modelo nacional, a Chevrolet revelou o modelo na China, onde o sedã atende apenas por Onix com a versão 325T – com motor 1.0 turbo à gasolina de 124 cv.

Chevrolet Onix Plus (Auto+)

Arquitetura Global

Graças a plataforma modular GEM – Global Emerging Markets, ou “Mercados Globais Emergentes” em português – o novo Onix Plus e o novo Onix hatch cresceram e ficaram mais modernos e seguros do que suas primeiras gerações. Essa nova plataforma será utilizada também na nova geração do SUV Tracker, que deve ser revelado em breve.

Com a nova plataforma, o Onix Plus ficou maior do que o Prisma, medindo 4,47 m de comprimento (1,9 cm a mais), 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre eixos. O porta malas perdeu alguns litros, mas ainda continua bem grande e espaçoso: passa a comportar 469 litros.

Chevrolet Onix (divulgação)

Para mostrar que quer competir em alto nível e incomodar mais ainda modelos como o Volkswagen Polo e Virtus e Toyota Yaris hatch e sedã, a Chevrolet equipou seus novos modelos com 6 airbags de série – frontais, laterais e de cortina – e está apostando também em novos motores: um novo 1.0 três cilindros aspirado e outro 1.0 turbo (também com três cilindros).

Chevrolet Onix (divulgação)

Novos motores

Como dito anteriormente, os novos Onix Plus e hatch estreiam o novo motor 1.0 três cilindros turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm. Esse novo motor de três cilindros foi desenvolvido para os mercados emergentes, e pode vir acompanhado tanto do câmbio manual ou automático de 6 velocidades – que se mantiveram da geração anterior.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

Já na versão aspirada, há o inédito motor 1.0 três cilindros que rende 82 cv e 10,6 kgfm de torque. Diferentemente da versão turbo, as versões equipadas com o motor aspirado terão apenas o câmbio manual de 6 velocidades. De acordo com dados do Inmetro, o novo motor turbo faz 10,9 km/litro na estrada e 8,6 km/litro na cidade, isso “bebendo” etanol. Com gasolina, o rendimento passa para 15,7 km/litro e 12 km/litro, respectivamente. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, de acordo com a GM.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

Mini Cruze

O visual dos novos Onix bebeu bastante da fonte de estilo do Cruze – tanto na versão hatch, quanto no sedã médio. A dianteira de ambos aposta em uma grade maior que agora ocupa grande parte da dianteira, e conta com um visual mais moderno e agressivo, marcando assim uma evolução no estilo da Chevrolet por aqui.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

A carroceria do sedã tem vincos suaves, e um friso que contorna a parte de baixo da linha dos vidros nas versões mais caras – assim como no hatch – dando mais sofisticação e requinte aos modelos. Já a traseira do sedã conta com o mesmo visual do Onix chinês que foi revelado em março, durante o Salão de Xangai.

Chevrolet Onix (divulgação)

Os faróis agora estão maiores e ligados a grade dianteira, assim como acontece no novo Cruze. As parábolas são simples nos modelos de entrada, e contam com faróis com projetores na versão topo de linha Premier. O para choque dianteiro pode vir com luzes diurnas de LED nas versões mais caras, e comuns nas de entrada.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

O interior também recebeu um banho de loja e agora está mais equipado, além de contar com novos materiais no revestimento. O painel tem um novo desenho com destaque para a nova central multimídia com tel de 7 polegadas flutuante, que estreia a terceira geração do MyLink3 – essa mais intuitiva e com suporte a internet sem fio (wifi) a bordo. O volante também ganhou um novo desenho e o painel de instrumentos perdeu o velocímetro digital, em prol de contadores analógicos. Ele ainda oferece uma tela TFT central monocromática que exibe dados do computador bordo e velocidade em grafismo menor.

Chevrolet Onix (divulgação)

Mais conectividade

Como dissemos anteriormente, assim como o novo Cruze, o Onix Plus e hatch vão disponibilizar internet WiFi a bordo. O princípio é o mesmo, usando um cartão SIM dedicado fornecido pela Claro para que o carro tenha acesso a internet sem precisar rotear a conexão de um smartphone. O Onix recebeu antenas internas para garantir que terá sinal na maioria das situações. Quando o cliente comprar o carro, ele terá direito a 3 meses grátis ou 3GB de franquia. Após esse período, será necessário assinar um dos quatro planos oferecidos pela Claro: 2GB, 5GB, 10GB e 20GB. A Chevrolet divulgou apenas o preço inicial, de R$ 29,90.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

Mais equipamentos

Para confrontar os hatches e sedãs mais equipados como Polo, Virtus, Yaris e companhia, a Chevrolet está apostando em um pacote de itens de série e opcionais para ninguém colocar defeito. O principal destaque fica por conta dos 6 airbags – que serão de série em todas as versões – além de ter como opcionais itens de categoria superior, como o carregador de celular por indução, tecnologia 4G WiFi, botão de partida e e assistente de estacionamento automático.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

A central multimídia – MyLink3 – agora tem a capacidade de se conectar com dois celulares ao mesmo tempo, e conta com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. Outros itens de categoria superior estarão disponíveis para a dupla, como acendimento automático dos faróis, abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

Lanternas em LED, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas também estão presentes. Além disso, a dupla estreia outros itens inéditos na gama Onix, como os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampas, o qual mantém o freio acionado por alguns segundos para uma arrancada segura em subidas.

5 Estrelas Latin NCAP

A Chevrolet também garantiu que a nova dupla estão entre os modelos mais seguros da categoria. Com a fabricação local, a dupla conseguiu alcançar 5 estrelas no teste da Latin NCAP, cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e cinco estrelas para proteção de ocupantes infantis.

Chevrolet Onix Plus (divulgação)

Os modelos também alcançaram nota máxima no Latin NCAP Advanced Award – com destaque para a proteção de pedestres. O Latin NCAP destaca a presença do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas. O novo Onix Plus garantiu um bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças.

Versões e preços

Veja agora o conteúdo de cada versão com os preços:

** O Onix Plus estará disponível ainda este mês, enquanto a versão hatch chegará ao mercado apenas em novembro, com seis versões distintas e 13 pacotes de equipamentos diferentes **

** Onix**

  • manual – R$ 48.490
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • Assistente de partida em rampa
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Entradas USB dianteira e traseira
  • Aviso sonoro do cinto de segurança;
  • Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos;
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração;
  • Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”);
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
  • Ar-condicionado;
  • Computador de bordo;
  • Encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro;
  • Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento), entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento);
  • Conjunto de alto-falantes – 4 unidades
  • Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro;
  • Direção Elétrica Progressiva;

LT 1.0 manual – R$ 51.590

Soma-se a lista anterior:

  • Central multimídia MyLink

LT I 1.0 manual – R$ 53.790

Soma-se a lista anterior:

  • Abertura da porta e partida do motor sem chave;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Câmera de ré;
  • Carregador sem fio para smartphones.

LT II 1.0 manual – R$ 54.625

Soma-se a lista anterior:

  • Sistema OnStar;
  • Internet 4G WiFi

LT III 1.0 manual – R$ 55.590

Soma-se a lista anterior:

  • Faróis de neblina;
  • Rodas de liga leve aro 15 polegadas

 

  • Turbo Automático – R$ 55.590
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • Assistente de partida em rampa
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Entradas USB dianteira e traseira
  • Aviso sonoro do cinto de segurança;
  • Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos;
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração;
  • Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”);
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
  • Ar-condicionado;
  • Computador de bordo;
  • Encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro;
  • Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento), entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento);
  • Conjunto de alto-falantes – 4 unidades
  • Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro;
  • Direção Elétrica Progressiva;
  • Transmissão automática de seis marchas

LT Turbo 1.0 manual – R$ 57.590

Soma-se a lista anterior:

  • Faróis de neblina;
  • Rodas de liga leve aro 15 polegadas
  • Sistema OnStar
  • Internet 4G WiFi

LT Turbo 1.0 automático – R$ 62.890

Soma-se a lista anterior:

  • Controle de velocidade de cruzeiro;
  • Volante com revestimento premium;
  • Câmbio automático de seis marchas

LTZ Turbo 1.0 manual – R$ 60.990

Soma-se a lista anterior:

  • Abertura de porta e partida sem chave;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Câmera de ré;
  • Carregador sem fio para smartphones

LTZ Turbo 1.0 automático – R$ 66.290

Soma-se a lista anterior:

  • Controle de velocidade de cruzeiro;
  • Volante com revestimento premium;
  • Transmissão automática de seis marchas

Premier I Turbo automático – R$ 69.990

Soma-se a lista anterior:

  • Rodas de liga leve aro 16″;
  • Faróis com projetores;
  • Luzes de posição e lanternas de LED;
  • Bancos parcialmente revestidos de material tipo couro

Premier II Turbo automático – R$ 72.990

Soma-se a lista anterior:

  • Alerta de ponto cedo;
  • Ar condicionado digital;
  • Assistente de estacionamento automático;
  • Bancos com revestimento tipo couro;
  • Interior nas cores preto/caramelo

Premier III Turbo automático – R$ 72.990

Soma-se a lista anterior:

  • Interior nas cores preto/cinza

** Onix Plus – Sedã**

  • LT – R$ 54.990
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • Aviso sonoro do cinto de segurança;
  • Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos;
  • Controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampa;
  • Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”);
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
  • Ar-condicionado;
  • Encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro;
  • Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento), entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento);
  • Conjunto de alto-falantes – 4 unidades
  • Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro;
  • Direção Elétrica Progressiva;

Opcionais

  • Chave presencial, farol crepuscular, câmera de ré e carregador de celular por indução (R$ 2.200);
  • Sistema OnStar e Internet 4G WiFi (R$ 3.035);
  • Faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas (R$ 4.000)

 

  • Turbo automático – R$ 58.790

Soma-se a lista anterior:

  • Lanterna de neblina;
  • Alarme antifurto;
  • Regulagem de altura dos faróis;
  • Chave tipo canivete;
  • Computador de bordo;
  • Console central com descansa-braço;
  • Controlador de limite de velocidade;
  • Controles do rádio e telefone no volante;
  • Trava elétrica da tampa de combustível;
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave;
  • Painel de instrumentos com tela de 3,5″;
  • Vidros elétricos nas quatro portas;
  • Banco traseiro bipartido e rebatível;

** Em relação ao visual, esta versão virá com espelhos retrovisores externos pretos, grade frontal na cor preta, maçanetas externas na cor preta, maçanetas internas na cor prata, para-choques pintados na cor do veículo e rodas de aço aro de 15 polegadas com calotas integrais. **

Opcionais:

  • Pintura branco Summit: R$ 750;
  • Pintura prata Switchblade ou vermelho Carmim: R$ 1.590.

LT Turbo manual – R$ 61.190 // LT Turbo automático – R$ 66.490

Soma-se a lista anterior:

  • Adesivo de coluna na cor preta (exceto nos veículos na cor Preto Ouro Negro);
  • Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo;
  • Grade frontal com detalhe cromado;
  • Maçanetas externas na cor do veículo;
  • Maçanetas internas na cor prata;
  • Para-choques pintados na cor do veículo;
  • Grade frontal com detalhe cromado;
  • Roda de liga leve aro 15;
  • Faróis de neblina;
  • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade;
  • Chevrolet MyLink 3, com Tela LCD sensível ao toque de 7″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e Entrada USB;
  • Conjunto de alto-falantes – 6 unidades;
  • Banco do motorista com regulagem de altura.

Opcionais:

  • Pintura branco Summit: R$ 750;
  • Pintura prata Switchblade ou vermelho Carmim: R$ 1.590.

LTZ 1.0 Turbo manual – R$ 65.790 // LTZ 1.0 Turbo automático – R$ 70.990

Soma-se a lista anterior:

  • Sensor de estacionamento traseiro;
  • Câmera de ré;
  • Carregador Wireless*;
  • Chave com sensor de aproximação;
  • Partida sem chave.

Opcionais:

  • Pintura branco Summit: R$ 750;
  • Pintura prata Switchblade ou vermelho Carmim: R$ 1.590.

Premier 1.0 Turbo automático – R$ 73.190

Soma-se a lista anterior:

  • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular;
  • Faróis dianteiros tipo projetor;
  • Luz de condução diurna em LED;
  • Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas;
  • Lanterna em LED;
  • Maçanetas internas cromadas;
  • Roda de liga leve aro 16;
  • Volante esportivo com revestimento premium;
  • Controlador de limite de velocidade;
  • Controlador de velocidade de cruzeiro.

Opcionais:

  • Pintura branco Summit: R$ 750;
  • Pintura prata Switchblade, vermelho Carmim ou azul Seeker: R$ 1.590.
  • Pacote R8M (alerta de ponto cego; ar-condicionado automático; assistente de estacionamento; bancos em couro sintético; acabamento interno bitom nas cores preto e caramelo): R$ 3.000;
  • Pacote R8R (itens do pacote anterior, mas com acabamento interno em preto e cinza): R$ 3.000.

Com todos os opcionais, o Onix Plus Premier chega ao preço final estipulado de R$ 77.780

Veja mais:

>> Chevrolet divulga dados do novo Onix Sedã na China

>> Chevrolet Cruze 2020 ganha novo visual e internet 4G

>> Chevrolet S10 ganha versão Trail Boss na Tailândia