Medida para escapar de imposto

Chery renasce marca espanhola para produzir SUVs Tiggo

Para evitar os impostos de importação da União Europeia, a Chery renasceu a marca Ebro para o mercado espanhol recentemente

Ebro S800 [Motor1.Com/ Reprodução]
Ebro S800 [Motor1.Com/ Reprodução]

A fim de evitar ao máximo os impostos sobre carros fabricados na China, a Chery acaba de anunciar o renascimento da marca Ebro. A “nova” fabricante usará uma planta industrial abandonada pela Nissan na região de Barcelona para produzir SUVs. Aliás, os primeiros modelos serão baseados nos Tiggo 7 e 8 internacionais.


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A Ebro faz sua nova estreia no mercado espanhol com os modelos S700, baseado no Tiggo 7 e S800, baseado no Tiggo 8. Mais para frente, ela lançará o S400, um SUV derivado do Tiggo 4.Surpreendentemente, até SUVs da Omoda e Jaecoo, montadoras cuidadas pela Chery, poderão ter seus modelos fabricados na planta da Ebro.

Inicialmente, a os carros que a Chery fabricará em nome da marca Ebro contarão com motor 1.6 TGDI, ou seja, serão turbo, terão injeção direta e movidos a gasolina. Mas, haverá opção de motorização híbrida plug-in. Assim, a “nova” marca atende também as rígidas normas de emissões.

Ebro S800 [Motor1.Com/ Reprodução]

Tem dedo de outras montadoras

Muito conhecida do público espanhol, a Ebro nasceu em 1923. Nesta época a Ford Motor Ibérica tinha uma linha de produção em Barcelona. Porém, como a Seat e a Fasa-Renault estavam nascendo e crescendo, a fabricante se desfez da sua linha de produção. Aí, o que restou virou a Motor Ibérica S.A e que lançou a Ebro.

De acordo com a Motor1.Com, ela era especializada na fabricação de caminhões e tratores com os projetos iniciados pela Ford britânica. Tempos depois, a Ebro se aliou com a Massey Ferguson e esta última comprou uma parte da marca que hoje tem laços com a Chery. A Motor Ibérica cresceu e fez laços com a Fadisa-Alfa Romeo e a Viasa, responsável pelo Jeep Commander, naquela época.

Caminhão Ebro C550 [Motor1.Com/ Reprodução]

Então, a fabricante foi crescendo e em meados da década de 1970, a Nissan entrou na jogada. Ela comprou ações da Massey Ferguson e conseguiu dominar a Ebro. A empresa passou a se chamar Nissan Motor Ibérica e os tratores passaram a ser fabricados pela Kubota e os carros de passeio da Nissan eram produzidos nas linhas de produção.

Brasil já conheceu um modelo

Assim, em 1987, o nome Ebro foi morto. Aliás, a Nissan Motor Ibérica chegou até o Brasil. O que acontece é que a montadora japonesa trouxe a antiga caminhonete Frontier LE para cá na década de 2000. Ela era baseada na picape Navara. Mas, em 2020, a Nissan fechou algumas plantas espanholas e esta instalação foi abandonada.

Nissan Frontier (divulgação)

Desde 2021, a Chery comprou as ações e renasceu a marca Ebro. Contudo, a Ebro também é conhecida por EV Motors. O SUV Ebro S700 já teve o start de produção em Barcelona esta semana. Sua linha de montagem parte do regime SKD. Ou seja, o SUV vem grande parte já montado da China e pequenas montagens são feitas em Barcelona.

Porém, mais para frente a Chery quer nacionalizar ainda mais sua produção. A nova Ebro quer lançar 30 concessionárias até o fim deste ano e chegar em 75 showrooms até o fim de 2025. A parceria entre a Chery e a nova marca ainda prevê um centro de engenharia e desenvolvimento em Barcelona. Mas, não há informação sobre sua vinda ao Brasil.

O que você achou dessa história? A Chery mandou bem em renascer essa marca lá na Europa? Conte nos comentários