
O Chery QQ chegou ao Brasil em abril de 2011, ainda sob representação da importadora Venko. Com a proposta de ser um carro acessível, custava menos de R$ 23.000 na época. Em 2014, já sob representação oficial da marca no país, recebeu um novo motor 1.0 12V. No ano seguinte, passou por uma reformulação completa, ganhando o nome New QQ.
A produção e comercialização do QQ no Brasil foram encerradas em novembro de 2019. Apesar disso, ele ganhou uma nova geração em 2021, tornando-se um microcarro elétrico na China. Medindo 2,98 m de comprimento, 1,49 m de largura, 1,63 m de altura e 1,96 m de entre-eixos é classificado como um quadriciclo em alguns mercados.
Na Itália, o modelo será comercializado como DR Birba. Aliás, a DR Automobiles é conhecida por rebatizar veículos chineses da JAC, BAIC e Chery. Na dianteira, um dos destaques fica por conta das luzes de LED em formato de U. Já as rodas de 14 polegadas vestem pneus 155/50, enquanto as suspensões são McPherson na dianteira e multilink na traseira.

![Chery QQ [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/chery_qq_5-1200x720.jpeg)
O design segue um estilo quadrado, típico dos kei cars japoneses, maximizando o espaço interno. Aliás, a cabine é projetada para dois ocupantes e traz uma lista de itens de série interessante: direção hidráulica, volante multifuncional, vidros elétricos, ar-condicionado, freio regenerativo, alarme, além de câmera e sensor de ré para facilitar as manobras ou balizas.
Qual é a propulsão do Chery QQ dos novos tempos?
A propulsão do DR Birba é garantida por um motor elétrico síncrono de ímã permanente, montado na traseira, com 19 cv de potência contínua e pico de 30 cv. A energia é armazenada em uma bateria LFP de 156 Ah, proporcionando um alcance de até 182 km, conforme o ciclo WLTP.
O DR Birba vem equipado com um carregador de bordo de corrente alternada, com potência máxima de 1,8 kW. O tempo de recarga total na rede 220V é de aproximadamente oito horas. Além disso, em alguns países da Europa, o Birba pode ser guiado sem a necessidade de habilitação, como ocorre com o Citroën Ami, conforme as informações do Motor1 Espanha.

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