Tchau Nissan, olá Chery

Chery fabricará carros chineses na Europa na fábrica da Nissan

A antiga fábrica da Nissan na Espanha estava desativada. Agora, a Chery a comprou e vai produzir carros chineses para vendê-los na Europa

Chery fabricará carros chineses na Europa na fábrica da Nissan

A Nissan tinha uma fábrica instalada nos arredores de Barcelona, na Espanha. Tudo ia bem até 2021, quando a marca fechou as portas da planta. Agora, a Chery comprou o espaço e quer começar a produzir SUVs da Omoda e Jaecoo nas instalações, tanto para abastecer o mercado quanto não sofrer nas mãos do governo local.

Segundo informações do portal Reuters, o vice-presidente da marca chinesa, Guibing Zhang, revelou que a fabricante planeja investir cerca de 400 milhões de euros nessa instalação. Desse modo, vai exportar carros como os SUVs Omoda 5 e Jaecoo 7 para os demais países europeus e também enviá-los para outros mercados espalhados pelo mundo. Todo o negócio foi feito entre a montadora chinesa e a empresa espanhola EV Motors.

O executivo ainda disse que os trabalhos nessa instalação podem começar ainda em 2024. Segundo os planos, a Chery pretende contratar novos 1.250 funcionários e chamar novamente os antigos trabalhadores que eram contratados da Nissan. Os primeiros carros a saírem dessa instalação serão o Omoda 5 movido a combustão e o elétrico e também o Jaecoo 7. A estimativa dos executivos é que até 2029, cerca de 150 mil veículos sejam produzidos anualmente.

Jaecoo J7 [divulgação]

Livres das garras do governo

Além de aumentar a oferta de modelos a combustão e também eletrificados, a nova fábrica da marca chinesa em solo europeu tem outro e grande motivo para funcionar. O que acontece é que o governo europeu aplica altas tarifas nos modelos que chegam importados em seu território. Com a planta em funcionamento, os carros chineses dessas marcas deixarão de sofrer com as questões políticas e não ficarão tão caros para a população.

Surpreendentemente, o governo espanhol esteve presente nessa negociação da Chery com a Nissan. Com a reabertura dessa planta, a economia local gira mais rapidamente e uma boa parte dos empregos perdidos em 2021 voltarão a ser ocupados com a produção dos carros chineses. De lá, modelos como a Frontier, Renault Alaskan e até a Mercedes-Benz Classe X saíam prontas para as lojas europeias.

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Ainda em 2024, a Omoda e Jaecoo vão começar a operar no Brasil. A oferta inicial nas lojas das marcas parceiras será composta pelos modelos Omoda 5 híbrido-leve e elétrico e também os SUVs mais sofisticados Jaecoo J7 e J8. A previsão é que eles cheguem entre a metade e o segundo semestre de 2024.

Será que a Chery vai escapar das garras do governo europeu? Ansioso para conhecer esses modelos chineses? Conte nos comentários


>> Volkswagen T-Cross 2025 ganha data de lançamento no Brasil

>> Caminhonete média da GWM tem estreia adiada no Brasil

>> Ford Ranger Raptor é uma humilhação, até para a Ranger | Avaliação