Para que os carros elétricos tenham menor coeficiente de arrasto e uma melhor aerodinâmica, o design é diferente do que o público está acostumado. O chefe de design da Volvo comentou sobre as linhas dos modelos eletrificados e ainda revelou o que os clientes podem esperar dos futuros carros elétricos da marca.
Florian Mockenhaupt, é atualmente o gerente sênior de design exterior da marca. Ele contou em uma entrevista que os futuros lançamentos terão uma aparência familiar e os clientes vão reconhecer que se trata de um carro da Volvo.
O executivo pontuou que a Volvo está sempre tentando atender às expectativas dos clientes. Florian disse para a equipe da Drive que seus compradores gostam de cabines espaçosas. Por isso, dificilmente teremos um EX90 com teto baixo, o que poderia desagradar a clientela.
Sem extremos
Mockenhaupt disse que toda a indústria automotiva está aprendendo aos poucos melhorar a aerodinâmica, mas que só o tempo dirá se a Volvo fará um modelo 100% elétrico com desenho mais arredondado em prol da eficiência.
Ele também contou que um modelo no estilo quadrado como o Mercedes-Benz Classe G já terá alguns pontos perdidos em relação à aerodinâmica. “As fabricantes até podem investir nesse formato. Todavia, terão que criar estratégias para tornar seu modelo tão eficiente quanto um carro com pegada mais arredondada”, disse.
Nesse momento, ele se referiu ao Volkswagen XL1, que exibe um desenho arredondado, com as rodas traseiras cobertas e um coeficiente de arrasto de 0,186. Para deixar o SUV compacto EX30 eficiente (coeficiente de arrasto de 0,28) o projeto usa algumas artimanhas.
Uma delas é ter uma pequena entrada de ar próxima das rodas dianteiras. Florian disse que os próximos carros elétricos da Volvo terão desenho familiar e que vão se parecer de alguma forma com os demais automóveis que a empresa sueca já lançou. Eles terão o DNA da marca, só que serão mais modernos.
O chefe contou sobre as marcas rivais que criam novas gerações de modelos em que nada se parecem. É por isso que ele afirmou que a empresa não terá carros com aspecto parecido. Florian disse que o cliente saberá definir qual modelo, que eles até se parecerão familiares, porém não serão idênticos.
O que você acha do design dos carros elétricos atuais? Prefere aqueles com desenho mais quadrado ou oval? Conte nos comentários