Na história da indústria automotiva, sempre há um carro que muda o jogo para sempre. Foi assim com Ford T, Volkswagen Fusca, Mini Cooper, Plymouth Voyager, Renault Espace e Tesla Model S. E aqui no Brasil não poderia ser diferente como provam esses dez carros que transformaram para sempre o nosso mercado.
Prova da revolução que eles provocaram após estreia é que esses carros vendidos no Brasil começaram a ditar regras de mercado, rapidamente copiadas ou aprimoradas pela concorrência. Mas há de notar que nem todos foram campeões de venda, por ironia do destino. É fácil observar como o mercado era antes e como ficou depois do lançamento de cada um deles.
Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport
Sim, existiam SUVs compactos antes do Ford EcoSport. Mas ele foi o primeiro a combinar a plataforma e diversos componentes de um hatch compacto (Fiesta), cobrar pouco por isso e parecer mais caro do que de fato era. Foi o carro com mais cara de Brasil de todos os tempos e o que teve mais impacto fora do nosso mercado.
Depois de uma geração inteira como um carro praticamente restrito ao nosso continente, o EcoSport se tornou internacional e é um dos SUVs compactos mais vendidos globalmente. Ele dominou por muitos anos a categoria e nadou de braçadas sozinho, exatamente como o próximo modelo da lista.
Fiat Toro
Se com o EcoSport a Ford percebeu que os SUVs poderiam descer um degrau, com a Toro a Fiat notou que havia uma disparidade gigantesca entre as picapes pequenas e as médias, o suficiente para criar um modelo intermediário. Ela combina a versatilidade das picapes médias com a construção mais refinada dos SUVs monobloco, ideal para a cidade.
Tudo bem que a Renault Oroch chegou alguns meses antes e mostrou como fazer no Brasil um tipo de carro diferente. Mas foi a Fiat Toro que verdadeiramente provou o quanto esse segmento poderia ser próspero. Prova disso é que Hyundai, Ford e VW já trabalham em suas próprias Toro com, respectivamente, Santa Cruz, Maverick e Tarok.
Chevrolet Corsa
Em 1994 quando o Chevrolet Corsa foi lançado no Brasil, todos os hatches compactos disponíveis no nosso mercado eram remanescentes de projetos dos anos 1980 ou 1970 com carroceria quadrada e poucas soluções tecnológicas. O Corsa chegou com design todo arredondado, futurista para a época, e com acabamento melhor que os rivais.
O sucesso só não foi maior porque o Volkswagen Gol ainda vendia muito na época, o que impediu ao Corsa de dominar pontas mais altas do ranking dos mais vendidos do Brasil. Depois da sua estreia, todos os hatches compactos ficaram arredondados, incluso o Gol, que até ganhou o apelido de Gol Bolinha.
Fiat Uno Mille
Outro modelo compacto que mudou o mercado foi o Fiat Uno Mille. Primeiro 1.0 do Brasil, ele mostrou que a simplicidade às vezes vence. Ele era básico ao extremo em seus itens de série, assim como na potência do fraco motor 1.0 quatro cilindros. Por outro lado, era surpreendentemente econômico e valente.
Durou décadas e só foi aposentado por força da lei. Entre os principais atributos que o Uno Mille sempre teve era seu espaço interno farto, ótima visibilidade e dirigibilidade interessante apesar do motor fraco. Além disso, o Uno Mille é o único carro do mundo capaz de superar as velocidades de modelo de competição, basta colocar uma escada em seu teto.
Toyota Hilux
Em uma época em que as picapes médias eram vistas apenas como ferramentas de trabalho e os modelos vendidos no Brasil eram bastante defasados em relação ao que era oferecido mundo a fora, a Toyota mudou o jogo com a Hilux em 2005.
Maior que Ranger e S10 da época, ela trouxe interior mais refinado e uma dirigibilidade que, à época, era comparada a sedãs (algo que hoje sabemos que até a Hilux daquele tempo estava muito longe de ser). Por causa dessa Hilux, as picapes se sofisticaram cada vez mais, passando a ser também veículos de lazer.
Honda HR-V e Jeep Renegade
Se o Ford EcoSport criou o segmento de SUVs compactos, os rivais Jeep Renegade e Honda HR-V levaram a categoria para outro patamar. Globais, eles apresentaram acabamento no níveis de hatches médios, dinâmica mais apurada e caráter global (antes do EcoSport ser vendido fora do Brasil).
Lançados simultaneamente, eles dominaram a categoria por alguns anos, antes de todas as outras marcas correrem atrás do prejuízo e criar seus SUVs compactos. O legal é notar que o HR-V sempre teve apelo urbano, quase como um substituto das minivans, enquanto o Renegade apostou no espírito SUV de verdade com motor diesel e tração 4×4.
Fiat Palio Adventure
A Fiat sempre é uma das marcas mais criativas no mercado brasileiro. Vez ou outra, suas ideias dão tão certo que a concorrência copia. Prova disso é a versão aventureira da Palio Weekend. Lançada discretamente no final dos anos 1990, ela antecipou até mesmo a onda dos SUVs.
Por causa da Palio Adventure (que perdia o sobrenome Weekend) modelos como VW CrossFox, Renault Sandero Stepway e até o Ford EcoSport foram criados. Ela reuniu a praticidade de um carro urbano com o visual aventureiro, que nada mais é que a receita dos SUVs compactos de hoje em dia. Uma pena que 2020 levou a última perua nacional de nós.
Volkswagen up! TSI
Apesar de nunca ter sido um enorme sucesso de vendas, o Volkswagen up! TSI criou uma tendência. O mercado brasileiro havia flertado algumas vezes com motores pequenos e sobrealimentados com Gol Turbo e Fiesta Supercharger, mas que morreram cedo pela manutenção complicada e rejeição de mercado.
Quando o up! TSI surgiu em 2015, ele mostrou que esses pequenos motores poderiam ser muito econômicos e tornar um carro, que até então não era visto com bons olhos pelos entusiastas, um dos preferidos para preparação em solo brasileiro. Por causa do up! TSI, o Onix, o HB20, o Polo e até os SUVs compactos se renderam ao motor 1.0 turbo.
Chevrolet Onix e Hyundai HB20
Da mesma maneira que seu avô Chevrolet Corsa, o Onix mudou o mercado brasileiro para sempre. Mas ele não fez sozinho, já que o Hyundai HB20, que estreou na mesma época, produziu o mesmo efeito. Juntos eles mostraram que os hatches compactos precisavam ser mais refinados em todos os sentidos.
O espaço interno aumento, a qualidade de construção deu um salto e, tanto o HB20 quanto o Onix, mostraram que versões de entrada sem nenhum equipamento não davam mais certo. O Onix tem mérito em popularizar a central multimídia em nosso mercado, enquanto o HB20 provou que não é só GM, VW, Fiat e Ford que podem fazer um hatch campeão de vendas.
Jeep Compass
O segmento de SUVs médios era um antes do Jeep Compass e agora é completamente outro. A categoria ensaiou decolar algumas vezes, na época em que Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva faziam sucesso. Mas nada como o Compass, que já foi o SUV mais vendido do Brasil por diversas vezes e já entrou para a lista dos 10 carros mais vendidos em alguns meses.
O Compass foi o primeiro SUV médio dessa nova leva a ser produzido no Brasil e, ao apostar em um tamanho intermediário entre os compactos e os médios de fato, criou um novo nicho para si. Comprovando isso, a Toyota criou o Corolla Cross, a Volkswagen projetou o Taos, enquanto a Chevrolet desenvolveu o Trailblazer. Todos eles mirando o Jeep Compass.
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