.single-post figure figcaption{display:block !important;}

BYD que se cuide?

Carros da GAC já estão a caminho do Brasil

Um lote de 300 carros da GAC já estão vindo para o Brasil. A marca quer começar a operar por aqui ainda este ano e mira no sucesso da BYD

Aion Hyptec HT [Divulgação]
Aion Hyptec HT [Divulgação]

Se 2024 foi agitado no lançamento de modelos eletrificados no Brasil, o ano de 2025 promete ser mais ainda. A GAC, de olho no sucesso da BYD e GWM, já enviou um navio com cerca de 300 carros da sua linha e que já estão a caminho do Brasil. Ela espera lançar seus veículos ainda este ano e já projeta mais novidades para o mercado local, entre elas desenvolver sistema híbrido flex.

A fabricante chinesa está usando um transatlântico para trazer aproximadamente 300 modelos seus. Contudo, ainda não há detalhes de quais deles estejam chegando ao país tropical. Aliás, a previsão é que a embarcação atraque em solo nacional em meados de abril. Atualmente, o Inmetro está analisando carros como os SUVs Aion Y Plus e Hyptec HT e o sedan ES.

O trio usa propulsão elétrica. Ainda em 2025, a GAC planeja investir no Brasil R$ 5 bilhões para lançar veículos elétricos, híbridos e até a combustão. Assim, ela espera atender a mais variada demanda da clientela brasileira. Ela também já iniciou a operação do seu centro de distribuição de peças. O local está localizado em Cajamar, na Grande São Paulo.

GAC Aion [divulgação]
GAC Aion [divulgação]

Mira na BYD

A área possui dois mil metros quadrados e é responsável pelo armazenamento de peças de reposição e mais materiais. Eles são enviados para as concessionárias da marca. Aliás, a fabricante já definiu 20 revendedoras em locais como São Paulo e Rio de Janeiro e pretende expandir para 30 lojas até 2030. Todavia, a montadora mira no sucesso da BYD por aqui.

Ou seja, além de vender seus carros no Brasil, a GAC quer também ter uma fábrica em solo nacional. Só que, a produção só deverá iniciar em algum momento de 2026 e no estilo CKD, quando o modelo chega ao Brasil desmontado e é montado aqui. Além disso, seus executivos planejam desenvolver o sistema híbrido flex de motorização.

Como são seus carros?

Se vier de fato ao Brasil, o GAC Aion Y Plus quer atazanar o Yuan Plus e até o Volvo EX30. A marca o vende como um SUV compacto. Ele tem 4,53 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Seu desenho é futurista e na dianteira, os destaques são os faróis em formato da letra “T”. Na China, ele é vendido com bateria de 63,2 kWh e 135 cv.

GAC Aion Y Plus amarelo com detalhes pretos, visto de cima
GAC Aion Y Plus [Divulgação]

A autonomia pelo Inmetro é de 318 km. Já o SUV Hyptec HT rivaliza diretamente com o Tesla Model X. Surpreendentemente, ele pode ter portas do estilo asa de gaivota. Ele se destaca pelo visual com pegada futurista e segundo a Quatro Rodas, terá 340 cv e suas baterias poderão ser de 83,3 kWh de capacidade. A autonomia pelo Inmetro é de 362 km.

GAC Hyptec HT azul, visto de trás, com detalhes pretos e lanternas acesas
GAC Hyptec HT [Divulgação]

Por fim, o GAC Aion ES também é estudado para estrear em breve no Brasil. Ele é um sedan e quer azucrinar o BYD Seal. Apesar de ser movido a bateria, seu visual é o mais comedido dos três. Entretanto, seus detalhes técnicos, data de lançamento e preços não foram revelados oficialmente. Sua autonomia será de 314 km.

GAC Aion ES prata, com detalhes pretos, visto de frente e com faróis acesos
GAC Aion ES [Divulgação]

Está ansioso para ver os carros da GAC no Brasil? Será que ela fará sucesso por aqui? Conte nos comentários