![Aion Hyptec HT [Divulgação] Aion Hyptec HT [Divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/12/Eet1vLrl-Aion-Hyptec-HT-1320x743.webp)
Se 2024 foi agitado no lançamento de modelos eletrificados no Brasil, o ano de 2025 promete ser mais ainda. A GAC, de olho no sucesso da BYD e GWM, já enviou um navio com cerca de 300 carros da sua linha e que já estão a caminho do Brasil. Ela espera lançar seus veículos ainda este ano e já projeta mais novidades para o mercado local, entre elas desenvolver sistema híbrido flex.
A fabricante chinesa está usando um transatlântico para trazer aproximadamente 300 modelos seus. Contudo, ainda não há detalhes de quais deles estejam chegando ao país tropical. Aliás, a previsão é que a embarcação atraque em solo nacional em meados de abril. Atualmente, o Inmetro está analisando carros como os SUVs Aion Y Plus e Hyptec HT e o sedan ES.
O trio usa propulsão elétrica. Ainda em 2025, a GAC planeja investir no Brasil R$ 5 bilhões para lançar veículos elétricos, híbridos e até a combustão. Assim, ela espera atender a mais variada demanda da clientela brasileira. Ela também já iniciou a operação do seu centro de distribuição de peças. O local está localizado em Cajamar, na Grande São Paulo.
![GAC Aion [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/gac_aion_lx_7-1200x719.jpeg)
Mira na BYD
A área possui dois mil metros quadrados e é responsável pelo armazenamento de peças de reposição e mais materiais. Eles são enviados para as concessionárias da marca. Aliás, a fabricante já definiu 20 revendedoras em locais como São Paulo e Rio de Janeiro e pretende expandir para 30 lojas até 2030. Todavia, a montadora mira no sucesso da BYD por aqui.
Ou seja, além de vender seus carros no Brasil, a GAC quer também ter uma fábrica em solo nacional. Só que, a produção só deverá iniciar em algum momento de 2026 e no estilo CKD, quando o modelo chega ao Brasil desmontado e é montado aqui. Além disso, seus executivos planejam desenvolver o sistema híbrido flex de motorização.

Como são seus carros?
Se vier de fato ao Brasil, o GAC Aion Y Plus quer atazanar o Yuan Plus e até o Volvo EX30. A marca o vende como um SUV compacto. Ele tem 4,53 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Seu desenho é futurista e na dianteira, os destaques são os faróis em formato da letra “T”. Na China, ele é vendido com bateria de 63,2 kWh e 135 cv.

A autonomia pelo Inmetro é de 318 km. Já o SUV Hyptec HT rivaliza diretamente com o Tesla Model X. Surpreendentemente, ele pode ter portas do estilo asa de gaivota. Ele se destaca pelo visual com pegada futurista e segundo a Quatro Rodas, terá 340 cv e suas baterias poderão ser de 83,3 kWh de capacidade. A autonomia pelo Inmetro é de 362 km.

Por fim, o GAC Aion ES também é estudado para estrear em breve no Brasil. Ele é um sedan e quer azucrinar o BYD Seal. Apesar de ser movido a bateria, seu visual é o mais comedido dos três. Entretanto, seus detalhes técnicos, data de lançamento e preços não foram revelados oficialmente. Sua autonomia será de 314 km.

Está ansioso para ver os carros da GAC no Brasil? Será que ela fará sucesso por aqui? Conte nos comentários