Os carros a combustão ainda vendem de forma expressiva, mas já estão perdendo clientes para modelos eletrificados. Quem comprovou isso foi um estudo feito por uma empresa especializada no assunto. No relatório, as vendas de automóveis movidos a combustão caíram 2,3% no primeiro semestre de 2024 e os veículos mais amigos do meio ambiente tiveram um notável crescimento.
A empresa Alliance for Automotive Innovation foi a responsável pela análise. Nos números analisados, os modelos que precisam de gasolina ou diesel acumularam 78% das vendas até agora nos Estados Unidos. Este número já representa uma queda, pois antes da pandemia de Covid-19 era um pouco maior. Nesse meio tempo, diversos automóveis híbridos e elétricos foram revelados.
E também atraíram a atenção da clientela. Fatores como preços mais acessíveis, marcas oferecendo amplo portfólio eletrificado e até os incentivos governamentais fizeram os modelos elétricos e híbridos aumentarem sua participação no mix de vendas. Por outro lado, os carros a combustão mesmo perdendo clientes, ainda são os que mais vendem e a transição para uma frota 100% eletrificada já não é tão rápida como foi prevista.
O que vai acontecer no futuro?
A análise ainda percebeu que a Toyota, por exemplo, mesmo estando receosa acerca da eletrificação, teve um aumento nas suas vendas até agora nos Estados Unidos. Ela anotou 58% de crescimento nas negociações de seus carros eletrificados. Isso pode significar que o público está querendo ter um automóvel mais amigo do meio ambiente.
Ou então, que ele está sendo forçado a comprar um carro elétrico ou híbrido. Vale pontuar que a maioria das montadoras oferece ao menos um veículo eletrificado em seu portfólio. Por fim, a análise pontuou que os carros a combustão já tiveram seu auge e é por isso que estão perdendo clientes para os veículos eletrificados. Os especialistas pontuaram que eles até podem ir para um segundo plano.
Mas, que eles não serão eliminados de forma contundente e rápida como foi prevista anteriormente.
Você tem ou teria um carro eletrificado na sua garagem? Prefere um modelo movido a gasolina ou um movido a bateria? Conte nos comentários