
O Ford Focus, último carro global da marca norte-americana, encerra sua história após quatro gerações, das quais três foram vendidas no Brasil. Reconhecido pela ótima dirigibilidade e por participações vencedoras no rally, ele vai sair de linha. Com isso, o fim da produção do Ford Focus ocorrerá definitivamente em novembro na fábrica de Saarlouis, na Alemanha.
Ainda que a Ford tenha transformado o Mustang e o Mustang Mach-E em veículos globais, um é um muscle-car e o outro é um SUV. Essencialmente como carro de passeio para as massas, o Focus é o último da lista. Além dele, a marca matou Fiesta, EcoSport e a dupla Fusion e Mondeo nos últimos anos. O Mondeo sobrevive na China, mas somente lá.
A atual geração do Ford Focus, lançada em 2018, teve produção na China e Taiwan, já encerradas. A única linha de montagem restante hoje no mundo fica na Alemanha, onde são fabricadas as versões hatch e perua do Focus. O fim da produção do Ford Focus tornou-se uma realidade inevitável. O sedan, produzido exclusivamente na China, já saiu de linha.

Último Ford Focus no mundo
Nessa geração, o Ford Focus contava com versões sedan, hatch e perua, sendo que as duas últimas traziam opção de versão esportiva ST com motor 2.3 quatro cilindros turbo ou aventureira Active. Havia também uma versão luxuosa, batizada de Vignale, mas que não vingou.
Em 2022, o Focus recebeu sua última atualização com frente redesenhada e mudanças discretas no interior. O modelo contou com seis motores diferentes, incluindo o 1.0 EcoBoost três cilindros turbo em três níveis de potência e duas versões híbridas.

O Ford Focus esteve no mercado brasileiro de 2001 a 2019. A segunda geração chegou ao país após sua reestilização. A primeira geração manteve design global uniforme, enquanto a segunda teve versão exclusiva para os EUA. O modelo voltou ao conceito global na terceira geração. Brasil e EUA não receberam a última geração após o fim da produção do Ford Focus em seus territórios.

Você sente saudade do Ford Focus? Conte nos comentários.