
A empresa chinesa Huawei lançará um supercarregador de nível megawatt de 1,5 MW e corrente de carga máxima de 2.400 A para caminhões pesados. O que significa que é possível carregar 20 KWh por minuto e recarregar completamente um veículo em apenas 15 minutos. O lançamento do supercarregador será no dia 22 de abril.
Enquanto Zeekr e BYD apresentam seus supercarregadores para carros de passeios. O CEO da Digital Energy da Huawey está concentrando suas energias (literalmente) em tornar mais viável a eletrificação no segmento de pesados: “Para que caminhões pesados sejam totalmente eletrificados, o tempo de carregamento deve ser inferior a 30 minutos”, contou.
Carregador ultrarrápido para caminhão e carregador autônomo para carro
A Huawei promete instalar 4.000 unidades dos carregadores de 1MW. As 500 primeiras unidades serão instaladas ainda em abril. Mas a empresa não surpreendeu apenas pela velocidade de recarga ou quantidade de carregadores, mas também pela capacidade autônoma. Como assim?

No dia 15 de janeiro a Huawei compartilhou um vídeo em que um braço robótico encaixa o cabo de carregamento diretamente no carro, sem que o motorista precise sequer sair do veículo. O modelo em questão é o sedan Maextro S800 (aquele que anda de lado), ele estaciona de forma autônoma ao lado do carregador enquanto o braço robótico faz o restante do trabalho.
Chinesas investem em supercarregadores cada vez mais rápidos
As empresas chinesas realmente estão em uma corrida para entregar seus supercarregadores mega rápidos. A Zeekr, por exemplo, também anunciou o lançamento do seu próximo carregador ultrarrápido para o segundo trimestre deste ano. As estações de recarga da marca foram atualizadas de 360 kW para 800 kW nos últimos três anos. A Zeekr conta atualmente com 826 estações de carregamento na China.

Claro que a BYD também está nessa corrida, tanto que em fevereiro ela revelou seu incrível carregador ultrarrápido de 1.000 kW capaz de recuperar 2 km por segundo ou 400 km em apenas cinco minutos. Para isso ele terá sistema de armazenamento de energia em suas estações para fornecer os 1.000 kW de energia até em áreas que a eletricidade não é o suficiente.
O que você achou do mega carregador da Huawei? Conte para nós nos comentários.