O C3 brasileiro deve ter uma pontinha de inveja

C3 2024 ganha conjunto híbrido-leve e motor turbo

Tanto para atrair mais consumidores quanto ter mais versões disponíveis, o Citroën C3 2024 agora pode ter motor turbo ou ser híbrido-leve

Citroën C3
Citroën C3 2024 [Divulgação]

A nova geração do Citroën C3 chegou ao mercado internacional apenas em sua versão elétrica. Contudo, a marca francesa viu a necessidade de agradar mais clientes e agora criou duas novas versões. As adições ao portfólio do compacto podem ser equipadas com motor turbo, que já apareceu no Brasil de outra forma, ou pode ter conjunto híbrido-leve.

Na Europa, o C3 2024 ganhou as versões Max e You. No caso de o cliente optar pelo motor a combustão, seu C3 vem equipado com o propulsor 1.2 da família PureTech, a qual já deu às caras no Brasil no passado. Só que, agora ele traz uma correia convencional no lugar do comando de válvulas acionado por correia banhada a óleo. Turbinado, ele desenvolve 100 cv e vem acompanhado do câmbio manual de 6 marchas. E a tração é dianteira.

Por sua vez, o Citroën C3 2024 híbrido-leve tem o mesmo motor e vem aliado de uma bateria de íon de lítio de 48V e mais um propulsor elétrico integrado com o câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. Este motor rende 28 cv e 5,6 kgfm de torque. O propulsor ainda entrega 12 cv extras em determinadas situações. O torque de todos os motores no caso do C3 híbrido-leve é de 20,9 kgfm. O Jeep Avenger Hybrid tem o mesmo conjunto.

Citroën C3
Citroën C3 2024 [Divulgação]

Cadê a multimídia que estava aqui?

Segundo a montadora francesa, o conjunto híbrido-leve reduz em até 10% o consumo de combustível em relação à versão a combustão. E sua emissão de gases poluentes é de 117 g/km de CO2. O conjunto elétrico é utilizado cerca de 50% dos trajetos urbanos, o que o torna mais eficiente. Já o C3 2024 movido a combustão emite 126 g/km de CO2.

Apenas uma única diferença separa os Citroën C3 híbrido-leve ou a combustão do 100% elétrico. Como o hatch compacto usa a plataforma Smart Car em todas as versões, a marca tirou o emblema “ë” da parte de trás das novas versões e colocou o escapamento no para-choque. Ele segue com 4,01 m de comprimento e a altura em relação ao solo é de 19,7 cm, o que auxilia em vias com péssimo estado de conservação. O porta-malas é menor do que o modelo brasileiro e conta com 310 litros.

Citroën C3
Citroën C3 2024 [Divulgação]

No interior, o painel de instrumentos é digital e tem a largura fina. Na versão Max, ele tem central multimídia com tela de 10,25 polegadas, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático, faróis e lanternas de LED, bancos com espuma especial, carregador de celular por indução e mais itens. Já a variante You é mais barata e no lugar da multimídia, existe um suporte para o encaixe do smartphone.

Ao menos ela tem frenagem autônoma de emergência, faróis de LED, suspensão com melhor calibração, sensor de estacionamento traseiro e mais equipamentos. As primeiras entregas das novas versões do Citroën C3 2024 começam na metade de 2024 e seus preços devem iniciar na casa de 14,9 mil euros ou cerca de R$ 81,5 mil.

Citroën C3
Citroën C3 2024 [Divulgação]

O que você achou das novas versões do C3? Teria o híbrido-leve ou o elétrico se viessem ao Brasil? Conte nos comentários


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