Minivan da BYD

BYD Xia é lançada na China com 200 km de autonomia elétrica

BYD XIa [divulgação]
BYD XIa [divulgação]

Ainda que conte com a Song Max na China, a BYD ainda não tinha uma minivan executiva para brigar nesse disputado segmento liderado pela Buick GL8. Enquanto aqui no Brasil as minivans estão minguando, tanto que a Chevrolet tenta chamar a Spin de crossover e a Kia chama a Carnival de GUV, lá na China elas ainda são extremamente populares. 

Tomando como base a Denza D9, que foi apresentada no Brasil, a BYD Xia é 10,5 cm menor que a prima de luxo, 1 cm mais larga e 11,5 cm mais baixa. Além disso, o entre-eixos foi encurtado em 7 cm. Ao todo, são 5,14 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,80 m de altura e 5,25 m de entre-eixos.

Na parte mecânica, ela adota o mesmo sistema híbrido de diversos modelos da BYD. O motor é o mesmo 1.5 quatro cilindros aspirado do Song Plus e do Song Pro, contudo, em versão turbo bem mais potente. Os 154 cv do motor a combustão são combinados a um elétrico de 268 cv. A BYD não divulgou a potência combinada.

BYD XIa [divulgação]
BYD XIa [divulgação]

Entretanto, a marca promete que a BYD Xia poderá ter versão 4×4 no futuro. Recheada de baterias Blade, ela pode rodar até 200 km com uma carga completa. Ou seja, praticamente o dobro dos SUVs híbridos comercializados no Brasil atualmente. Detalhes sobre 0 a 100 km/h e autonomia total, contudo, não foram divulgados.

Dinastia das minivans

Parte da linha Dynasty da BYD, onde estão modelos como Tan, Han e os irmãos Song, a Xia traz visual bem mais quadrado e anguloso. A frente tem a típica lâmina da marca ligando a parte superior dos faróis com a grade frontal. Aliás, dessa vez a marca caprichou na grade, que é simplesmente gigantesca e lotada de cromados em 3D. 

BYD XIa [divulgação]
BYD XIa [divulgação]

A lateral tem linhas discretas, com a marcação da cintura sendo a mais forte. As maçanetas são interligadas visualmente. Há rodas de liga-leve diamantadas com vários raios para dar elegância. Replicando Song Pro e Yuan Plus, a coluna C tem um aplique de plástico prata. Na traseira, as lanternas são ligadas e a tampa do porta-malas é bem grande. 

Você acha que a BYD Xia vai vender bem? Deveria ser oferecida no Brasil? Conte nos comentários.