Expandindo a família de SUVs parrudos e híbridos da FangChengBao, a BYD revelou o inédito Bao 8. O novo modelo será vendido na China e em diversos países, visto que a pretensão da marca chinesa é internacionalizar suas marcas de luxo FangChengBao e YangWang através da Denza – isso inclui o Brasil.
Maior que o Bao 5 revelado no Festival Interlagos, o Bao 8 também é híbrido, só que mais potente e forte. Ele conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo ligado a um conjunto híbrido plug-in, enquanto o irmão menor é 1.5 turbo. A potência total não foi divulgada, mas a BYD declara 268 cv do motor a combustão, mais 268 cv do motor elétrico dianteiro e 402 cv do traseiro.
A autonomia em modo elétrico é de 100 km, mas a total ainda não foi anunciada. Considerando que ele é mais potente e mais pesado que o Bao 5 e que a Shark, o novo BYD FangChengBao 8 não deve chegar aos 1.000 km com um tanque e baterias cheios. Mesmo assim é rápido: 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Bem maior que um SW4
Ao todo, são 5,19 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,87 m de altura, com distância entre-eixos de 2,92 mm. Comparando a um Toyota SW4, o novo SUV da BYD é 40 cm mais longo, 12 cm mais largo, 5 cm mais alto e tem entre-eixos cm mais longo. Sem contar que, por conta do conjunto elétrico, é um mamute de 3.305 kg.
Como o foco da FangChengBao é o off-road, a BYD equipou o modelo com tração nas quatro rodas e reforços de chassi. Os ângulos de ataque e saída são generosos, mantendo 30 e 29 graus, respectivamente. Além disso, ele tem altura em relação ao solo bem alta. Há versões com sistema LiDar para condução praticamente autônoma.
Visualmente, o Bao 8 tem carroceria bem quadrada, com capô reto, linhas fortes na lateral e estilo caixote. O estepe na traseira é real e fica pendurado, lembrando bastante o estilo do Land Rover Defender, enquanto as lanternas são parecidas com as do Toyota Land Cruiser Prado.
Você acha que o Brasil está pronto para um SUV luxuoso tão grande e pesado da BYD? Conte nos comentários.