O mercado não está para brincadeiras

BYD quer trazer Denza ao Brasil e outras marcas de luxo

A Denza é uma marca de luxo da BYD que surgiu da parceria com a Mercedes-Benz, em meados de 2010, e ela poderá vir ao Brasil

BYD quer trazer Denza ao Brasil e outras marcas de luxo

Ao que tudo indica, uma nova marca está prestes a desembarcar em terras brasileiras. Segundo informações da CEO da BYD Americas, Steella Li, a marca chinesa está considerando trazer a Denza para o Brasil. Essa marca de luxo de modelos eletrificados surgiu da parceria entre a Build Your Dreams e a Mercedes-Benz, em meados de 2010.

Com foco no requinte e no desempenho, o modelo Z9 GT é uma perua 100% elétrica, com lançamento previsto para o final de 2024, chegando ao mercado europeu apenas no próximo ano. O Denza Z9 GT promete competir com o Porsche Taycan Cross Turismo, oferecendo atributos que prometem incomodar.

O Denza Z9 GT mede 5,18 metros de comprimento e 3,12 metros de entre-eixos, sendo impulsionado por três motores elétricos. Um deles, com potência de 230 kW (dianteira), enquanto os outros dois, localizados na traseira, renderão 240 kW cada. O conjunto entrega 710 kW, o equivalente a cerca de 952 cv.

Denza Z9 GT
Denza Z9 GT [Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/ Reprodução]

A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 240 km/h, e o Denza Z9 GT virá equipada com a bateria Blade. A intenção é que o Denza Z9 GT seja lançado no mercado global, o que torna possível sua chegada ao Brasil.

Carros da Denza

Outro modelo da Denza, a minivan de luxo D9, permite transportar até sete ocupantes e está disponível em variantes elétrica e híbrida plug-in. As versões se diferenciam pela grade frontal. Na China, ela mede 5,25 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e possui um entre-eixos de 3,11 metros.

Na versão híbrida plug-in, a D9 conta com um motor a combustão 1.5 turbo movido a gasolina, com 137 cv e 23,5 kgfm de torque, combinado com baterias de 20,3 ou 40 kWh de potência. A tração pode ser dianteira ou integral. A potência combinada é de 296 cv e 58,2 kgfm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

Na elétrica, a D9 pode ter tração dianteira com 308 cv e 36,7 kgfm, enquanto com tração AWD são 369 cv e 47,9 kgfm. As provas de 0 a 100 km/h são realizadas em 9,5 ou 6,9 segundos, respectivamente.

A bateria é de fosfato de ferro e lítio, com capacidade de 103,4 kWh. A autonomia da van elétrica com tração dianteira é de 620 km, enquanto com tração nas quatro rodas é de 600 km, segundo o ciclo CLTC. Com apenas 15 minutos de carga, a autonomia é de 230 km, e a potência máxima de carregamento de até 166 kW.

Denza no Brasil

Stella Li afirmou que há planos sim de introduzir a Denza no Brasil como uma marca independente da BYD. Inclusive com concessionárias separadas e operação independente. Como se fosse a Audi dentro do grupo Volkswagen, por exemplo. Será diferente da GWM que vende várias marcas no mesmo local.

Entretanto, Stella disse que há grande possibilidade de que a Denza também venda carros das marcas de luxo Feng Cheng Bao e YangWang em suas concessionárias. Nesse caso, como uma submarca da Denza, não da BYD.

A data de lançamento para a Denza no Brasil não foi ainda divulgada. Mas a considerar que a BYD vai produzir 12 carros no Brasil em Camaçari, não seria estranho se algum Denza fosse feito aqui.

O que você achou dos carros da Denza? Acredita que terão sucesso no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.


>>5 carros batizados com nomes de animais

>>Stellantis se prepara vender carros elétricos chineses no Brasil  

>>Hyundai Creta 2025 sobe até R$ 2 mil com novo aumento