BYD oferecerá pacote de assistentes de direção (ADAS) para carros elétricos que custam menos de US$ 10.000: preço no qual está o Dolphin Mini. A gigante chinesa promete equipar 21 modelos diferentes com seu sistema. O pacote mais completo do sistema supera Drive Pilot Level 3 da Mercedes, que até então, era o mais avançado no Ocidente.
A BYD trabalha energicamente para democratizar os carros elétricos. Tanto que é a marca que tem valores mais competitivos neste segmento no Brasil e em muitos outros mercados. Porém, ela ainda não se deu por satisfeita, e agora uma de suas ambições é popularizar os assistentes de condução.
A gigante chinesa lançou na última terça-feira (10), seu novo sistema de assistência ao motorista, chamado “God’s Eye”, que quer dizer Olho de Deus. A fabricante informou que ele estará disponível no Seagull (Dolphin Mini no Brasil) que custa US$ 9.600 (R$ 55.489). Além disso equipará outros 20 modelos. O próprio CEO Wang Chuanfu deu o anúncio em uma transmissão ao vivo.
Como é o novo sistema ADAS da BYD?
Vale esclarecer que o sistema “God’s Eye” tem três níveis de autônomia. O subcompacto de entrada Dolphin Mini, por exemplo, contará com o pacote mais simples de assistentes. Porém, o fato da BYD equipar um carro considerado de baixo custo com assistentes de direção perturbará a concorrência.
O sistema básico chamado de God’s Eye “C” e conta com 12 câmeras (três de visão frontal, cinco panorâmicas, quatro de visão surround) e 17 sensores de radar diferentes. Enquanto o pacote intermediário, o God’s Eye “B conta com sensor Lidar. Ele deve ser destinados aos carros da Denza e Fang Cheng Bao.
Já a versão mais completa, a God’s Eye “A” ganha três sensores Lidar e será destinado a marca mais refinada da BYD, a Yangwang, dona do supercarro U9, que já foi flagrado no Brasil. Talvez você já tenha visto em um vídeo promocional que ele salta sobre buracos e acelera em uma pista de corrida sem um piloto ao volante. Algo realmente impressionante.
Porém, os assistentes do pacote “C” são destinados a direção na rodovia. Enquanto o “B” e o “A” são preparados para a cidade. Inclusive, nem mesmo Drive Pilot Level 3 da Mercedes, que o ADAS mais avançado do Ocidente está preparado para tal situação. O que quer o sistema God’s Eye realmente leva a BYD para outro patamar.
O que você achou do novo sistema ADAS da BYD? Conte para nós nos comentários.