A BYD está empenhada em atuar em todas as categorias da indústria, e a prova disso é o novo BD11. Trata-se de um ônibus de dois andares 100% elétrico, projetado para atender às rígidas normas de emissões de poluentes do Reino Unido.
O BYD BD11 está cotado para entrar em serviço ainda este ano e vem para substituir os atuais modelos híbridos da Routemaster. O ônibus chinês elétrico terá uma versão destinada para Londres, enquanto as regiões nos arredores terão um modelo especial. Para a capital, o BYD BD11 oferece quatro motores centrais, suspensão ativa, entre outras tecnologias embarcadas.
A BYD equipou o BD11 com a bateria Blade, oferecendo 532 kWh de capacidade. Com apenas uma carga, a autonomia é de 644 km, segundo informações do portal Autocar. Caso haja demanda, a montadora chinesa estuda criar baterias menores e alcance ligeiramente menor.
Cabe todo mundo
Para carregar a bateria, a fabricante instalou um recurso que permite o uso de carregadores com até 500V de velocidade de carregamento. O BYD BD11 ainda pode ser recarregado por fios aéreos, os quais não funcionam em Londres, mas em cidades ao redor. Além disso, o ônibus pode ter sistema de fios duplos, assim, dois cabos distintos podem recarregar a bateria em um tempo relativamente menor.
Como é um veículo utilizado em Londres, o BYD BD11 conta com os famosos dois andares, permitindo um amplo espaço para os passageiros. Em segurança, ele é equipado com sistema de frenagem autônoma de emergência e até câmeras nos arredores. No quesito acessibilidade, o BD11 oferece uma pequena rampa de acesso. Não há previsão de que ele venha a ser utilizado no Brasil.
Você já andou em um ônibus elétrico? Andaria no BD11 na parte de cima para apreciar a vista londrina? Conte nos comentários
>> 5 carros históricos da Ford no Brasil
>> Novo Monza e Celta 2024 não encaixam na Chevrolet Brasil
>> Governo italiano pega no pé da Stellantis de novo