Será que eles virão para o Brasil um dia?

BYD lança linha de veículos leves elétricos para invadir a Europa

Em um evento realizado na Alemanha, a BYD mostrou quatro novos veículos comerciais leves 100% elétricos para entrar de vez na frota europeia

BYD e-Vali
BYD e-Vali [Divulgação]

Para quem não sabia, a BYD já tinha uma linha de veículos leves comerciais e agora ela lançou novos modelos elétricos. Ela apresentou essas novidades na IAA Transportation Show que aconteceu recentemente em Hannover, na Alemanha. Uma nova van, e três caminhões diferentes são os principais destaques.

Para brigar com Citroën ë-Jumper, Renault Master e-Tech, Fiat e-Ducato e mais modelos, a e-Vali é uma nova opção. A marca chinesa a lançou com duas versões, uma que mede 5,99 m de comprimento e a outra mede 6,99 m. A capacidade de carga útil é de 700 kg ou 1.450 kg e o volume de carga varia de 13,9 m³ até 17,9 m³. Ela pode ter tração AWD ou RWD.

A nova van da BYD conta com uma bateria Blade com capacidade de 80,64 kWh de capacidade e que pelos ciclos internacionais de autonomia, a e-Vali pode rodar entre 220 km e 250 km. Seu visual é para lá de diferente, com um amplo para-brisa, o nome da montadora bem destacado na dianteira, o teto alto e o porte encorpado. Ela tem partes da carroceria escurecidos, para dar um ar robusto.

BYD e-Vali
BYD e-Vali [Divulgação]

Caminhões para todos os tipos de trabalho

A e-Vali tem ainda diversos itens de condução semiautônoma ADAS, painel de instrumentos digital, faróis de LED, central multimídia com tela flutuante e mais destaques. Contudo, seu preço e possível vinda ao Brasil não foram confirmados até o momento.

Já para quem precisa de um caminhão mais compacto para transportar cargas em aeroportos ou portos, dá para conhecer o BYD EYT 2.0. Ele tem visual bem exótico, parecendo que foi feito de Lego. A cabine é estreita e é toda protegida por vidros, o que favorece sua visualização do mundo exterior, útil para sua função.

Seu painel é simples e repleto de botões físicos. Seu motor elétrico tem 353 cv e a velocidade máxima é limitada em 40 km/h. Ele utiliza uma bateria Blade de 216,7 kWh de capacidade e permite, segundo os executivos da marca, mais de 16 horas de utilização. Se ele estiver conectado em uma tomada de corrente contínua de até 130 kW, a bateria precisa de 20 minutos para ir de 20% até 80%.

Feito para atender a frota de caminhões leves, a BYD apresentou o ETM6. Ele tem chassi personalizável, mede 5,94 m de comprimento ou 7,63 m dependendo da versão escolhida. O ETM6 pode acomodar 3.710 kg ou 3.640 kg. 100% elétrico, seu visual é conservador. No interior, os destaques são a central multimídia e o painel de instrumentos digital.

BYD ETM6
BYD ETM6 [Divulgação]

Ele tem bateria Blade com 126 kWh de capacidade e autonomia de 200 km. Por fim, o caminhão ETH8 é o maior de todos esses lançamentos. Esse modelo tem 19 toneladas, é destinado para empresas de logística e a carroceria varia de 7,93 m de comprimento até 10,2 m, a depender da variante escolhida. 244 cv, velocidade máxima de 90 km/h e mais itens são destaques.

Esse é o único dessa leva de lançamentos que possui bateria de lítio-ferro-fosfato de 255 kW de capacidade e que permite autonomia de 250 km e o tempo para carregar de 20% até 100% é feito em duas horas. Ainda não há confirmação de quando esses veículos da BYD chegarão ao mercado europeu e nem se estão com passaporte carimbado para .

BYD ETH8
BYD ETH8 [Divulgação]

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