Quem é o rei?

BYD King vs Toyota Corolla: que sedã híbrido entrega mais?

Comparando as fichas técnicas desses dois sedãs médios, o que o BYD King tem de vantagem e desvantagem perante o Toyota Corolla?

BYD King e Toyota Corolla [divulgação]
BYD King e Toyota Corolla [divulgação]

Por muitos anos, o Toyota Corolla foi o rei do segmento de sedãs médios. Mas agora o BYD King quer tomar para si o posto de favorito da categoria oferecendo conjunto híbrido plug-in. Mas será que consegue? Enquanto ainda não podemos colocar os dois modelos lado a lado, hora de um comparativo de ficha técnica.

Preço

No Brasil, o BYD King será oferecido somente em duas versões. A GL de entrada sai por R$ 175.800, enquanto a GS custa R$ 187.800. Vale lembrar que a marca fez uma promoção que reduzia os valores para R$ 169.800 e R$ 181.800, respectivamente, mas que foi encerrada ontem, 19/06.

BYD King [divulgação]
BYD King [divulgação]

Já o Toyota Corolla tem uma maior faixa de atuação de preços. Com motor 2.0 aspirado a combustão temos as versões GLi de R$ 148.990, XEi de R$ 158.590, Altis Premium de R$ 182.990 e GR-S por R$ 181.590. Já com motor híbrido as versões são Altis de R$ 187.790 e Altis Premium por R$ 198.890.

Motorização

No Brasil, todo BYD King é vendido com conjunto híbrido plug-in partindo de um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm de torque. Ele bebe apenas gasolina. Já o motor elétrico varia de acordo com a versão: no GL são 179 cv e 32,2 kgfm, enquanto o GS entrega 197 cv e 33,1 kgfm. A potência total é de 209 cv no King GL, enquanto o GS fica com 235 cv.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Já o Toyota Corolla oferece duas opções totalmente distintas de motores. As versões puramente a combustão contam com motor 2.0 quatro cilindros aspirado flex de 175 cv e 21,3 kgfm de torque. Já o híbrido vem com um 1.8 quatro cilindros aspirado flex de 98 cv e 14,5 kgfm de torque junto a um elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Totalizando 122 cv.

Nem a Toyota, nem a BYD divulgam o torque combinado de seus sedãs médios. A transmissão do Corolla, independentemente da motorização, é CVT. Sendo que os modelos 2.0 aspirados usam câmbio de dez marchas com a primeira simulada. Já o King tem um câmbio de uma marcha que gerencia o conjunto elétrico e a combustão.

BYD King [divulgação]
BYD King [divulgação]

Consumo

Considerando o consumo somente a gasolina, porque o King não bebe etanol, o Corolla é mais econômico. Nas versões flex ele marca 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. Já o BYD consegue 16,8 km/l e 15 km/l respectivamente. Só que, por ser híbrido plug-in, o BYD King vai mais longe.

A versão GL roda 55 km em modo totalmente elétrico, enquanto a GS vai a 120 km só na energia. Ao todo, ele é capaz de rodar 1.200 km com um tanque e baterias cheios. Já o Toyota Corolla Hybrid atinge até 796 km na cidade com gasolina, que é o seu melhor cenário.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Medidas

Lado a lado, o BYD King é maior que o Toyota Corolla em todas as medidas, exceto porta-malas. O japonês leva 470 litros contra 450 litros do chinês. No King são 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Já o Corolla marca 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.

Equipamentos

Para a comparação ficar mais justa, comparamos as versões topo de linha de cada modelo. King GS e Corolla Altis Premium contam como seis airbags, câmera de ré, faróis full-LED, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital de duas zonas e direção elétrica com ajuste de altura e profundidade.

BYD King [divulgação]
BYD King [divulgação]

Há ainda em comum a presença de vidros elétricos nas quatro portas,  banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores elétricos com rebatimento automático, chave presencial, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Só o Corolla vem equipado com farol alto automático, faróis de neblina, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, assistente de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência, teto solar e retrovisor fotocrômico.

[Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Em compensação, o King traz como exclusividade a presença de partida remota, freio de estacionamento eletrônico, autohold, ventilação nos bancos dianteiros, ajuste elétrico para o banco do passageiro, retrovisor externo com aquecimento, ionizador de ar, monitoramento de pressão dos pneus e câmera 360°.

Entre BYD King e Toyota Corolla, qual você compraria? Conte nos comentários.