Enquanto a grande maioria das marcas está arregando do segmento de sedãs médios, a BYD vai investir em um segundo modelo na categoria. Programado para chegar neste ano, o BYD King promete ser a maior dor de cabeça que a atual geração do Toyota Corolla já teve. Afinal, Honda Civic baixou a bola, Chevrolet Cruze morreu e Nissan Sentra nem faz coceguinhas.
Construído sobre a plataforma BYD e-platform 3.0, a mesma do Dolphin, do Yuan Pro (Dolphin SUV) e até de modelos da Denza, a base permitiu ao King ter acesso a tecnologia híbrida mais avançada que a do Toyota Corolla. O conjunto é compartilhado com o Song Plus, mas com melhorias.
Corolla Hybrid vs King
No BYD King, reside um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 110 cv pareado a dois motores elétricos, que podem ter 68 cv ou 88 cv, dependendo da versão. Com isso, a cavalaria total é de 179 cv ou 197 cv. Considerando a maneira com a qual a marca chinesa trabalha no Brasil, é mais provável que a versão mais potente venha.
Comparando ao Toyota Corolla Hybrid, o sedã japonês conta com motor 1.8 quatro cilindros aspirado flex de 101 cv e 14,5 kgfm de torque ligado a um elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência total do conjunto é de 122 cv, ou seja, bem menos que o BYD KIng. Coincidentemente, ambos trazem transmissão CVT.
Segundo a BYD, o King é capaz de fazer 26,4 km/l de média. Já o Toyota Corolla híbrido marca 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol ou 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. A autonomia total do modelo japonês é de 796 km na cidade com gasolina, seu melhor cenário.
Já o BYD King consegue rodar até 1.200 km com um tanque e baterias cheios, segundo a marca chinesa. Isso porque só de energia, ele tem autonomia de 120 km. Vale lembrar que o King é um híbrido plug-in, enquanto o Corolla é um híbrido tradicional. Na prova dos 0 a 100 km/h, a versão mais potente do BYD marca 7,3 segundos contra 12 segundos do Corolla.
Maior que a média
Nas medidas, o BYD King pode ser considerado um sedã médio com um pneu no segmento de grandes. São 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Novamente comparando ao Corolla, o chinês é 15 cm mais longo, 5 cm mais largo, 4 cm mais alto e tem entre-eixos 1 cm maior.
Só que ele é menor que o Seal. Seu irmão elétrico marca 4,80 m no comprimento, ou seja, 2 cm a mais. Na largura são 4 cm de vantagem para o Seal, enquanto a altura é 3 cm mais baixa no elétrico Entre-eixos de 2,92 m é 21 cm mais longo que o do BYD King.
Visualmente, o modelo difere bastante de outros modelos da marca chinesa. A frente é marcada por faróis finos integrados por uma barra preta com frisos cromados. A abertura de ar inferior traz vários elementos cromados elegantes que compõem o visual do sedã médio chinês.
Na traseira, as típicas lanternas interligadas da BYD trazem lente transparente como no Seal. A tampa traseira é curta, dando ao modelo um ar bem esportivo. Por dentro, ele traz vários elementos parecidos com os do Song Plus, incluindo o mesmo volante e console central alto. A central multimídia que roda está lá, assim como o painel digital configurável.
Acha que o BYD King vai fazer mais sucesso que o Toyota Corolla no Brasil? Conte nos comentários.
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