Na China, a BYD acabou de anunciar um recall envolvendo quase 97 mil carros e dois principais envolvidos são os elétricos Dolphin e Yuan Plus. Eles foram fabricados entre os anos de 2022 e 2023 e possuem uma falha de fabricação em um dos itens do controle de direção. Isso pode ocasionar um incêndio. Por sorte, as unidades brasileiras não estão envolvidas no chamado.
O que acontece é que existem microfissuras no controlador Column-Assist Electric Power Steering da direção dos modelos. E é a partir disso que pode acontecer um curto-circuito e que vai superaquecer o capacitador. Segundo a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado Chinesa, os modelos foram fabricados entre novembro de 2022 até dezembro de 2023.
Apenas os BYD Yuan Plus e Dolphin são os afetados. De acordo com a Reuters, a marca chinesa pediu para suas concessionárias instalarem uma correção nos modelos recolhidos para evitar danos maiores. Vale dizer que os dois elétricos foram os carros mais vendidos da empresa em 2023 na China.
Brasil escapa
Quem revelou esse dado foi a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Após analisar seus números de vendas, a fabricante dona do SUV Song Plus já se consolidou entre as maiores montadoras e hoje ocupa a sétima posição do ranking das maiores empresas automotivas. Ela superou os números das japonesas consolidadas Nissan e Honda.
Por sorte, a BYD do Brasil afirmou que o recall sobre esse risco de incêndio afeta apenas os Dolphin e Yuan Plus fabricados e vendidos na China. A empresa pontuou que a fabricação dos modelos exportados é diferente daquela destinada ao mercado local e que os automóveis afetados não possuem uma relação com aqueles oferecidos em solo brasileiro.
Você gosta dos carros da BYD? Prefere o hatch elétrico Dolphin ou teria o SUV elétrico Yuan Plus? Conte nos comentários