E tem a fábrica da GM

BYD esclarece sobre fábrica no Rio Grande do Sul

BYD Dolphin Mini [divulgação]
BYD Dolphin Mini [divulgação]

Na semana passada, o Auto+ publicou uma reportagem sobre a possível compra da fábrica da Chevrolet pela BYD. Além disso, havia a possibilidade de que a marca chinesa instalasse uma planta produtiva no Rio Grande do Sul. Agora, novas informações esclarecem melhor o que ocorreu.

De fato, a BYD se reuniu com o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O governador tenta reerguer o estado depois do caso de enchentes através da busca de novos parceiros e empresas grandes que possam ajudar o estado a levantar dinheiro e se recuperar. Por isso, ele ficou de olho na rápida expansão da BYD.

A marca chinesa informou ao Auto+ que aconteceu uma reunião entre as duas partes, tanto que Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil, publicou em seu Instagram uma foto com o governador do Rio Grande do Sul na sede da marca em São Paulo junto a outros executivos.

Na legenda, Baldy escreve: “debatemos o momento pós-catástrofe climática no Rio Grande do Sul, e o futuro da mobilidade sustentável e como forma de evitar que as consequências climáticas possam nos trazer um terrível episódio tão triste como este. Na BYD, nosso compromisso com o meio ambiente é constante e reforça nossa missão de combater o aquecimento global e seus desdobramentos”.

BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Pro GS [Auto+ / João Brigato]

No final das contas, Eduardo Leite ofereceu o estado para futuras instalações de uma fábrica da BYD, caso a marca chinesa assim queira. E essa informação foi passada adiante por fontes, antes de saber que a real intenção da BYD não era essa. Afinal, a marca acabou de comprar a fábrica da Ford em Camaçarí, na Bahia, e, ao menos por enquanto, não precisa de outra fábrica.

Caso da Chevrolet

Uma das possibilidades que foi aventada na reunião e descrita por fontes foi a compra da fábrica da Chevrolet em Gravataí. Rio Grande do Sul. A matéria original já reforçava que não havia possibilidade nenhuma de que isso pudesse ocorrer. Afinal, a planta da GM é a de maior volume no Brasil, fazendo Onix e Onix Plus.

Linha Chevrolet Onix [divulgação]
Linha Chevrolet Onix [divulgação]

Além disso, a marca norte-americana recentemente anunciou um investimento fortíssimo em Gravataí, especificamente de R$ 1,2 bilhão, para a produção de um novo SUV compacto baseado no Onix. O modelo será uma espécie de Renault Kardian ou Fiat Pulse da Chevrolet. Por isso, com investimento forte e alto volume, nunca fez sentido a fábrica ser vendida para a BYD.

Você acha que a BYD vai ainda ter uma segunda fábrica no Brasil ou ficará apenas com Camaçarí? Conte nos comentários.