As marcas chinesas estão causando mundo afora. Prova disso é que os EUA já impôs regra de 100% de imposto de importação para marcas chinesas e agora a Europa sinaliza que fará o mesmo. Na realidade, o Velho Continente escolherá a dedo quais marcas vai prejudicar com imposto extra. Com isso, a BYD será beneficiada e a GWM dançou.
Recentemente a GWM revelou que fechará suas operações na Europa depois de não ter sucesso. A situação piorou com o novo imposto que incidirá sobre várias montadoras de maneira arbitrária. Segundo o Financial Times, de todas as chinesas, a menos prejudicada será a BYD.
A fabricante do Dolphin e do Dolphin Mini pagará 17,4% de imposto, representando um aumento de 7,4% frente ao que já era cobrado. Por outro lado, temos a MG que passará a ter encargos de 38,1%. Isso que a marca é originalmente britânica, mas hoje tem todos os seus carros importados da China.
Até a Tesla
Já a Tesla não vai pagar imposto extra por trazer seus carros da China pois, segundo a Comissão Europeia, “cada marca deve ter sua carga de impostos analisada individualmente”. Os critérios que fizeram com que a BYD saísse em vantagem perante à MG e à GWM não foram descritos.
Marcas que não foram individualmente analisadas pela Comissão serão taxadas em 21%. Contudo, poderão fazer uma apelação ao órgão para ter seus negócios analisados mais a fundo. Só que as marcas que se recusarem a cooperar dedurando a ajuda do governo chinês para marcas chinesas sofrerão com o mesmo imposto alto que a MG terá de pagar.
Você acha justa essa tarifa para carros chineses? Conte nos comentários.