A BYD bateu o martelo e definiu que o Dolphin Mini será seu primeiro carro a ser fabricado em solo brasileiro. A marca chinesa já está finalizando os trabalhos iniciais na planta de Camaçari, na Bahia, e pretende começar a sua produção local ainda em 2024. Mas, o pequenino elétrico terá ainda mais novidades.
Segundo apuração do portal Autos Segredos, a montadora quer iniciar a produção do seu modelo mais acessível até o fim de dezembro deste ano. Como ele será montado por aqui, ele deve ganhar mais versões em sua gama e também uma variante que comporte cinco pessoas. Hoje, o Dolphin Mini tem apenas uma versão e leva somente quatro passageiros.
Assim como o BYD King, o Dolphin Mini brasileiro poderá ser escolhido nas versões GL e GS. A mais básica virá equipada com uma bateria de menor capacidade. Vale ressaltar que atualmente, o rival direto do Renault Kwid e-Tech traz um motor elétrico de 75 cv e 13,7 kgfm de torque. Sua bateria tem 38 kWh de capacidade e a autonomia pelo Inmetro é de 280 km.
Exclusividade brasileira
Caso se confirme, o Dolphin Mini de cinco lugares seria uma exclusividade brasileira. Já que, em outros mercados, como o uruguaio, ele é ofertado apenas com quatro assentos. Sua montagem nas antigas instalações da Ford será no regime CKD. Assim, suas peças chegam em kits e a fabricação completa é feita por aqui.
Como o BYD Dolphin Mini passará a ser produzido no Brasil junto com outros carros da fabricante, a expectativa é que seu preço não sofra mais com o imposto de importação. Atualmente, segundo números apurados pela Fenabrave, ele já acumula 7.734 unidades emplacadas nesses primeiros meses de 2024.
Ele é oferecido por aqui em quatro cores diferentes, tem consumo energético de 0,41 MJ/km e é vendido por R$ 115.800. Além do Kwid elétrico, seus outros rivais diretos são o CAOA Chery iCar, de R$ 119.990 e JAC e-JS1 que custa R$ 126.900.
O que você acha do BYD Dolphin Mini? Teria o pequenino elétrico na sua garagem? Conte nos comentários