
Agora que a BYD se tornou a fabricante mais vendida da China e líder entre as marcas locais globalmente, ela vai preencher cada micro nicho de mercado que tiver. Prova disso, é que a marca acabou de lançar um novo sedan totalmente elétrico, o BYD e7, que é maior que um Toyota Corolla, mas com um público totalmente específico: motoristas de Uber e taxistas.
O BYD e7 faz parte de uma série de modelo da marca que são destinados exclusivamente a transporte por aplicativos e taxistas. Exemplo disso foi o D1 que era oferecido no Brasil em parceria com a 99, rival da Uber. O princípio do novo modelo é o mesmo, ainda que tenha trocado o formado de minivan por um estilo de sedan clássico inspirado no Toyota Corolla.
Maior que o Corolla, do tamanho do Seal
Nas medidas, o BYD e7 é tão grande quanto um Seal: 4,78 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,51 m de altura. Comparativamente, ele é 15 cm mais longo que um Toyota Corolla, 12 cm mais largo e 6 cm mais alto. Já contra o seu irmão Seal, o e7 é 2 cm mais curto, 3 cm mais largo e 5 cm mais alto.

Segundo dados revelados pelo Ministério de Patentes da China, o BYD e7 usa motor elétrico TZ180XSJ, o mesmo do Qin. Isso significa que é muito provável que o novo modelo seja um derivado do Qin, que também faz sucesso entre motoristas de aplicativo e taxistas. A performance, contudo, não é muito animadora.
Como ele é pensado para transportes urbanos e os passageiros não vão te dar 5 estrelas no Uber se você correr como um maluco, o BYD e7 entrega apenas 134 cv. A velocidade máxima é de 150 km/h. Contudo, a marca ainda não informou a autonomia do modelo, apenas que ele contará com baterias Blade de lítio-íon fosfato.

Linha Ocean
Na parte visual, o e7 parece uma mistura de King com toques de Seal. As rodas de liga-leve são minúsculas para ele, com caixas de rodas pequenas e carroceria bem alta, deixando claro que o espaço interno foi privilegiado frente ao visual. Na dianteira, ele conta com faróis bem finos e pequenas aberturas de ar e um vinco forte que forma um largo sorriso.
Na traseira, as típicas lanternas conectadas da BYD se fazem presente, mas o meio delas não tem iluminação. O mesmo vinco da dianteira que forma um sorriso, aparece novamente na traseira. Apesar do foco em transporte por aplicativo, o que levará o carro a ser muito usado em cidades e sujeito a pequenas batidas, a tampa do porta-malas é rente ao para-choque.


Não foram divulgados ainda dados de performance mais detalhados, além de preço ou data de lançamento do BYD e7. Além disso, ao menos por enquanto, a marca chinesa não tem planos de lançar o modelo destinado a Uber e taxistas no Brasil. Afinal, com King, Seal e Han, a linha de sedans da marca está bem servida.
Você compraria um BYD e7 para trabalhar como taxista ou Uber? Conte nos comentários.