Vai de 0 a 100 km/h em 2 segundos

Bugatti Tourbillon despeja 1.800 cv e cobra 3,6 milhões de euros

O Bugatti Tourbillon usa um motor V16 com assistência híbrida, com alcance elétrico de 60 km e velocidade máxima de 444 km/h

Bugatti Tourbillon
[Bugatti Tourbillon / Divulgação/

Aos olhos, esta não é uma variante do Bugatti Chiron, mas sim o Tourbillon, o novíssimo hipercarro do fabricante francês, que se despede do W16 para entrar na era do motor V16 híbrido. Com um desempenho assombroso ele cobra 3,6 milhões de euros.

O Bugatti Tourbillon é um monstro inteiramente novo, agora equipado com um motor V16 8.3 híbrido, capaz de produzir 1.000 cv e 91,8 kgfm sem turbocompressor. O desenvolvimento foi auxiliado pela Cosworth, e o propulsor pesa apenas 251,7 kg, apesar de ser maior em relação ao W16 de antigamente.

A assistência híbrida traz um eixo eletrônico dianteiro que carrega dois motores elétricos, com um terceiro instalado na parte traseira para auxiliar a girar as rodas. A bateria de 25 kWh é montada no centro, e a potência combinada é de 1.800 cv!

[Bugatti Tourbillon / Divulgação/

O Bugatti Tourbillon usa pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 desenvolvidos sob medida, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas dois segundos. Aliás, com o pé cravado no acelerador, os 200 km/h são atingidos em cinco segundos, enquanto são necessários 10 segundos para alcançar 300 km/h.

A velocidade máxima de 380 km/h é alcançada em 25 segundos e, com a Speed Key, a velocidade sobe para 444 km/h. As informações são do Motor1Brasil. Já o alcance puramente elétrico é estimado em 60 quilômetros.

Cabine analógica

As portas diédricas verticais possuem acionamento elétrico e, após abertas, revelam um interior analógico, exibindo três mostradores fixados no volante para transmitir informações de velocidade, rotações do motor, nível de combustível e temperatura do motor, por exemplo.

Esses mostradores do Bugatti Turbillon foram projetados e fabricados pela marca de relógios Swatch e são fixos na coluna de direção. No console central, ficam os interruptores de alumínio, controles giratórios e uma alavanca de cristal responsável por dar a partida no motor V16 híbrido.

Embora o Bugatti Tourbillon tenha sido revelado, o novo momento do fabricante não começará até 2026, quando o primeiro dos 250 carros será entregue. O Tourbillon está em fase de testes e terá um preço inicial de 3,6 milhões de euros (aproximadamente R$ 21 milhões, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).

O que você achou do Bugatti Tourbillon? Escreva nos comentários a sua opinião sobre esse monstro de 1.800 cv!