Depois que o SSC Tuatara estabeleceu um novo patamar de velocidade para os carros verdadeiramente rápidos, a Volkswagen resolveu responder à altura. Com 1.850 cv e visual futurista, o Bugatti Bolide promete chegar aos 500 km/h.
Baseado no Chiron, o Bolide, segundo a Bugatti tem “apenas quatro rodas, motor, caixa de câmbio, volante e, como único luxo, dois assentos”. A ideia da marca era criar um hipercarro focado para as pistas, mas que pudesse ser dirigido nas ruas com todas as regras de segurança da FIA.
Montado em posição central, o motor W16 8.0 tem quatro turbos e toda tecnologia possível embarcada. São ao todo 1.850 cv e absurdos 188,6 kgfm de torque. Basicamente a potência de 14 motores 1.0 TSI da Volkswagen e o torque equivalente a 7,3 motores 1.4 TSI juntos.
Segundo a marca francesa, o Bolide chega aos 100 km/h em ridículos 2,17 segundos. Mas o que impressiona é o tempo de 0 a 300 km/h, cumpridos em 7,37 segundos – é apenas meio segundo mais rápido que o Volkswagen Jetta GLI demora para chegar em 100 km/h.
Para chegar aos 500 km/h, no entanto, a Bugatti diz que são precisos 20,16 segundos. Com 1.240 kg na balança, cada cavalo desse Bugatti precisa carregar apenas 670 gramas. Isso explica a velocidade assustadora que ele atinge.
O visual é bastante chamativo, com faróis de LED em X, lanternas traseiras formadas apenas por quatro filetes luminosos com quatro saídas de escape centrais, além de partes mecânicas expostas.
No quesito aerodinâmica, o Bugatti Bolide impressiona ao criar 1.800 kg de pressão aerodinâmica em seu protuberante aerofólio ao atingir 320 km/h. Já o extrator de ar dianteiro chega a 800 kg de pressão na mesma velocidade.
Volkswagen e Bugatti ainda não decidiram se produzirão ou não o Bolide. Contudo, a marca admite que existe uma grande chance de que ele venha a ser feito nos próximos anos como um carro exclusivo para clientes o pilotem em circuitos de corrida.
>>Cristiano Ronaldo compra Bugatti Centodieci de R$ 50 milhões
>>Carro mais rápido do mundo, SSC Tuatara, passa de 500 km/h