Desde que a Ford encerrou a produção de carros no Brasil, muitas dúvidas foram levantadas quanto ao futuro da marca norte-americana no país. Afinal, como ela atuará no mercado sem uma linha nacional? A resposta está em SUVs e picapes, todos importados. E uma das grandes armas da Ford está para chegar, o Bronco Sport.
Com foco no off-road, o Bronco Sport será oferecido incialmente somente em uma versão no Brasil, a Wildtrack. Essa variante não existe nos EUA, mas é composta por um misto de itens das versões Badlands e First Edition, sendo as mais completas e caras do SUV médio.
A Ford ainda não detalhou lista de equipamentos ou preços do Bronco Sport no Brasil, mas foi possível ver alguns itens interessantes no SUV. Ele terá de série por aqui painel parcialmente digital, faróis full-LED, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de manutenção em faixa, start-stop, câmera de ré, assistente de descida e tração nas quatro rodas.
Um dos destaques tecnológicos do Bronco Sport é o sistema GOAT. Ainda seja cabra em inglês, a sigla tem como real significado Goes Over Any Terrain, indicando a habilidade do SUV em transpor diversos pavimentos diferentes. Ele possui os modos normal, eco, esporte, escorregadio, areia, lama e escalada de pedra.
Mira no Compass
Como a ideia da Ford é cobrir com SUVs o espaço deixado pelo Fusion, o Bronco Sport terá papel importante. O modelo virá para atuar acima do Territory, mas com proposta diferente. O SUV chinês tem versão Titanium a R$ 197.900. Seu rival claro é o Jeep Compass diesel, que começa em R$ 196.990 na versão Longitude.
Ou seja, não espere pelo Bronco Sport Wildtrack no brasil por menos de R$ 200 mil. A Ford tem posicionado os modelos Bronco nos EUA como quase premium, o que deverá ser repetido no Brasil. Assim, preços mais altos serão justificados por uma lista de itens de série mais generosa e motor potente.
Sem diesel como o Compass, o Bronco Sport tem à disposição motor 2.0 quatro cilindros EcoBoost turbo de 245 cv e 38,3 kgfm de torque. Apesar de beber só gasolina, o Ford entrega mais potência que o Compass diesel, que fica com 170 cv e 35,7 kgfm. No novato, o câmbio é automático de oito marchas, contra nove do Jeep.
Conheça em detalhes o Bronco Sport no vídeo.
Impressões
Ainda não pudemos andar no Ford Bronco Sport, mas as impressões ao vivo deixaram claro como o modelo se posicionará. Apesar do porte de Compass, ele parece substancialmente maior e mais parrudo.
São 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. Em relação ao Compass, ele é 3 cm mais curto, 7 cm mais largo, 15 mais alto e entre-eixos 3 cm mais longo. A altura generosa e a carroceria quadrada fazem com que ele passe a impressão de ser maior do que de fato é.
Por dentro, o acabamento é bom, mas de qualidade inferior quando comparado ao do Territory. O Bronco Sport tem boa parte da porta forrada em borracha, assim como o painel. Mas há bastante plástico duro e peças de aspecto mais simples. O painel é parcialmente digital com leitura fácil e parece feito para uma Ranger.
O visual é parrudo por dentro também, com linhas retas e fortes. O contraste entre o couro marrom e os plásticos pretos ajudam a dar uma ambientação aventureira ao modelo, ao mesmo tempo que traz sofisticação.
Em questão de espaço, outra vantagem para o Territory, que privilegia (e muito) a área para as pernas de quem se senta atrás. Contudo, o Bronco Sport tem boa área para a cabeça, virtude do teto com ressalto. O banco traseiro é bem elevado, fazendo com que os passageiros enxerguem por cima da cabeça do motorista.
Com 482 litros, o porta-malas é cheio de soluções criativas. Ele tem cobertura que funciona como mesinha ou divisor de cargas. Há tomada doméstica na lateral (mas em padrão norte-americano), além de ganchos de fixação de sacolas. Destaque também para as luzes embutidas direcionais no porta-malas e para o abridor de garrafas.
Veredicto inicial
Ainda é preciso andar no Ford Bronco Sport para ter, de fato, um veredicto acerca dele. O modelo tem potencial para fazer barulho no segmento, mesmo que não seja um campeão de vendas. Não vai tirar a liderança do Compass com apenas uma versão na casa dos R$ 200 mil, mas vai roubar alguns clientes que buscavam um SUV off-road.
A aura aventureira e o posicionamento como um modelo quase premium proverão status ao Bronco Sport, que é algo que a Ford busca. Além disso, tal qual o Territory, ele tem porte para aparentar ser de uma categoria superior à qual de fato pertence. Resta saber como o mercado vai reagir a essa ideia.
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