Uma ação coletiva envolvendo o BMW X1 alega que o SUV pode se tornar perigoso ao volante, especialmente devido a problemas no câmbio. O defeito está na caixa de dupla embreagem de sete marchas, que pode apresentar demora na resposta, colocando em risco a dirigibilidade do veículo.
O caso teve origem na Virgínia, Estados Unidos, onde foi relatado que o comportamento do SUV da BMW em baixas velocidades ou ao sair de cruzamentos poderia fazer com que o veículo perdesse o controle.
Em 2023, a BMW reformulou completamente o X1, aumentando a potência do propulsor 2.0 em 13 cv. O modelo agora é construído sobre a mesma plataforma de tração dianteira do Mini Countryman. Uma das mudanças mais significativas foi a substituição da antiga caixa automática com conversor de torque pela nova transmissão de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission) de sete marchas.
O problema no câmbio do BMW X1
De acordo com informações do site Carscoops.com, os problemas podem estar relacionados tanto a componentes da embreagem quanto ao software que integra o motor, a transmissão e o sistema de freios. A montadora bávara deve reembolsar os proprietários que tiveram despesas com consertos.
Esse problema enfrentado por um casal na Virgínia não é um caso isolado. No fórum do site Bimmerpost, na seção dedicada aos modelos BMW X1 e X2, vários outros proprietários relataram falhas semelhantes na transmissão de dupla embreagem, a qual pode levar até sete segundos para responder. Muitos usuários optam por manter o câmbio no modo Sport permanentemente para melhorar a resposta do veículo.
Além das fontes mencionadas, o site internacional Consumer Reports também destacou que problemas de transmissão em veículos novos não são incomuns e podem resultar em campanhas de recall se a segurança dos consumidores estiver comprometida.
Você tem um BMW X1? Caso sim, já teve algum problema com o SUV? Deixe sua opinião nos comentários!