Cancelado de última hora!

BMW desistiu de lançar esportivo híbrido plug-in de 600 cavalos

A BMW estava projetando um esportivo híbrido plug-in com 600 cavalos. Seu modelo estava quase pronto, mas foi cancelado de última hora

BMW Vision M Next prata com parte alaranjada, visto de frente, com portas abertas e fundo claro
BMW Vision M Next [Divulgação]

Em meados de 2019, a BMW revelou o Vision M Next, um esportivo híbrido plug-in que seria produzido o modelo i8. Ele ia. O que acontece é que a montadora decidiu nos últimos minutos cancelar todo o projeto. Mas, o carro já estava praticamente pronto, tinha protótipo feito e até contava com 600 cv como principal atributo. No seu lugar, veio o SUV XM.

Quem contou essa história foi Steve Saxty, em entrevista para Joe Achilles, um youtuber automotivo. De acordo com Steve, o esportivo eletrificado se chamaria i16 e seu projeto estava 95% concluído. Para se ter noção, o conceito apresentado pela montadora seria muito parecido com o modelo de produção.

Surpreendentemente, até a motorização do esportivo híbrido plug-in a BMW já tinha projetado. O Vision M Next teria cerca de 600 cv como seu principal atributo. Além disso, a velocidade máxima seria de 186 km/h e o 0 a 100 km/h era para ser cumprido em três segundos. A autonomia elétrica pelo ciclo europeu de medição era de aproximadamente 100 km.

BMW Vision M Next prata com partes alaranjadas, visto de lado e com fundo claro
BMW Vision M Next [Divulgação]

SUV passou a perna

Mesmo com a pandemia de Covid-19, a BMW seguiu em frente com o projeto do esportivo. Ele até foi cotado para ser revelado em 2022. Porém, a marca decidiu de última hora cancelar todo seu projeto. E aí, ela anunciou a chegada do SUV elétrico XM. Ou seja, o renomado M1 foi “substituído” pelo SUV.

Assim, todo o projeto do esportivo híbrido plug-in foi deixado em segundo plano pela BMW. O problema é que nos últimos tempos, o XM não tem tido as vendas esperadas pela fabricante. Desse modo, ele corre o risco de se despedir do mundo real nos próximos anos. Por fim, Saxty pontuou que todos os dias, executivos da marca projetam um novo esportivo que seja capaz de substituir o M1.

BMW XM [divulgação]
BMW XM [divulgação]

Todavia, ainda não há uma data oficial e nem qual modelo seria capaz de cumprir tal tarefa.

O que você achou dessa história? Entre um esportivo e um SUV com desempenho satisfatório, qual você escolheria? Conte nos comentários