Os carros elétricos tiveram de suar um pouquinho

BMW i7 bate Tesla e Kwid em teste de carros elétricos

O freio regenerativo é um destaque dos carros elétricos. E um laboratório fez um teste e seus resultados desse recurso foram surpreendentes

BMW i7 [Auto+ / João Brigato]
BMW i7 [Auto+ / João Brigato]

Os carros elétricos caíram nas graças do público. Um de seus diferenciais é poder recuperar energia durante a frenagem, assim suas baterias podem ser recarregadas sem estarem conectadas em tomadas e recuperar parte da energia desperdiçada. Para testar isso, um laboratório realizou uma pesquisa para saber qual elétrico se saía melhor e o sedã i7 da BMW trouxe resultados surpreendentes.

A primeira parte do teste consistia em descer uma montanha sinuosa da Baviera, na Alemanha. Para essa etapa, os cientistas levaram o i7, o SUV Tesla Model Y e o acessível Dacia Spring, o Renault Kwid elétrico gringo, para a disputa. O sedã alemão conseguiu recuperar 26,2 kWh em todo o trajeto e durante as frenagens. Por sua vez, o SUV norte-americano atingiu a marca de 17,6 kWh e por último ficou o Spring com apenas 7,05 kWh recuperadas.

Em porcentagem, o BMW i7 atingiu 50% da energia recuperada. O Tesla marcou 40% e o Spring 35%. Um dos fatores que colocou o sedã grande que é maior do que o hatch compacto como mais eficiente neste quesito é justamente seu peso. Desse modo, ele gera mais energia nos momentos de frenagem do que o compacto, que é bem mais barato e bem mais leve. O Spring pesa 1.180 kg, o Model Y marca 2.186 kg e o i7 chega em 2.830 kg.

Kwid elétrico
Novo Dacia Spring [divulgação]

Na subida a história muda

Na descida todo santo ajuda, mas para subir tudo mudou. Nesse caso, o baixo peso do Dacia o fortaleceu perante o sedã da BMW e também se saiu melhor do que o SUV da Tesla. A ordem dos números ficou em 26,35 kWh para o Spring, 48,74 kWh para o Model Y e 59,34 kWh para o i7. Esses carros gastaram isso para chegar ao topo da montanha. A eficiência de todo este trajeto ficou em 9,65 kWh para o Dacia, 15,57 kWh para o Tesla e 16,54 kWh para o BMW.

Para saber melhor e também ver as condições reais de trajeto, os cientistas da ADAC, ainda levaram outros 19 carros elétricos para seus laboratórios. Eles simularam o trajeto em uma via plana, assim podiam ter valores que seguem às normas do ciclo WLTP. Modelos conhecidos pelos brasileiros também foram testados nessa etapa e os resultados surpreenderam tanto quanto.

Tesla Model Y [divulgação]
Tesla Model Y [divulgação]

Como foram 19 carros testados, os valores deles foram somados e divididos pelo número de modelos que passaram pelo teste. De lá, o que teve melhor número foi o sedã chinês Nio ET7 que recuperou 31% de energia. Já o Dacia Spring teve o menor número, apenas 9% de recuperação. BYD Yuan Plus, GWM Ora 03 e os Renault Kangoo e Megane E-Tech foram testados e somente o Megane ficou com número acima da média, que ficou em 22%.

Renault Megane E-Tech [Auto+ / João Brigato]
Renault Megane E-Tech [Auto+ / João Brigato]

Você teria algum desses carros elétricos na sua garagem? O que acha desses modelos? Conte nos comentários


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