.single-post figure figcaption{display:block !important;}

É treta!

BMW diz que Mercedes está errada com o C63 e que não fará o mesmo com o próximo M3

Eletrificação será necessária, mas a BMW acredita que um motor quatro cilindros não é a solução e cutuca Mercedes-Benz

bmw m3 verde de frente em uma estrada com por do sol ao fundo
BMW M3 [divulgação]

Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 estão entre as maiores disputas da indústria automotiva. Tanto que, onde um vai, o outro também se encaminha. Contudo, a BMW aproveitou que o Mercedes-AMG C63 está causando polêmica com seu motor quatro cilindros e vendendo pouco para cutucar a rival e dizer que ela está errada.

Em entrevista à revista Drive, o CEO da divisão M da BMW, Frank Van Meel, cutucou a decisão da marca rival: “nós sempre estamos olhando para todos os tipos de conceito. Apesar do downsize, é sempre sobre performance na pista. E para uma entrega contínua de performance, seria muito difícil para um quatro cilindros na pista”.

“E, como o M3 é muito usado nas pistas, isso tirou toda possibilidade de um downsizing”, completa o executivo deixando claro que a BMW não vai usar um motor quatro cilindros na próxima geração do M3. A Mercedes-Benz, vale lembrar, trocou o V8 biturbo do C63 AMG por um conjunto híbrido plug-in com motor quatro cilindros.

Mercedes-AMG C63 S azul de frente com uma cidade ao fundo
Mercedes-AMG C63 S [Auto+ / João Brigato]

Teremos um BMW M3 elétrico?

Ou seja, fãs do BMW M3 respirem aliviados porque o sedan esportivo vai manter suas raízes…parcialmente. “Nós vamos ter um [M3] elétrico, mas do outro lado vamos manter o seis cilindros em linha na próxima geração”, completa o executivo alemão. Ou seja, a BMW terá uma variante totalmente elétrica do Série 3 mais esportivo para atender ao mercado.

Contudo, manterá o motor seis cilindros em linha da atual geração para aqueles que ainda apreciam um bom motor a combustão. Porém, há uma grande possibilidade de eletrificação. Ao contrário do BMW M5 e do Mercedes-AMG C63, que se tornaram PHEV, o M3 deve adotar sistema MHEV (semi-híbrido) para baixar emissões e consumo.

BMW M3 CS Touring azul correndo pela estrada
BMW M3 CS Touring [divulgação]

Você acha que a BMW foi certeira em cutucar a Mercedes-Benz? Ou a fabricante do C63 acertou na eletrificação do seu esportivo? Conte nos comentários.