![BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato] BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/FullSizeRender_jpg-43-scaled-1-1320x743.jpeg)
A fim de melhorar a autonomia de seus carros elétricos, a BYD já desenvolve suas baterias de estado sólido. Elas possuem tecnologia distinta dos dispositivos atuais, contam com densidade energética diferente e outros recursos. Mesmo um pouco mais caras do que as baterias atuais, elas virão em breve.
Em um evento de tecnologia realizado recentemente, Sun Huajun, CTO da empresa de baterias de lítio da montadora, revelou mais detalhes. Segundo Sun, os dispositivos de estado sólido vão contar com eletrólitos de sulfeto. Porém, ele não contou qual será a densidade energética oficial.
Há um tempo, foi revelado que as baterias de estado sólido da BYD teriam a densidade energética com valores entre 20 Ah e 60 Ah. Os modelos mais sofisticados da marca chinesa devem receber o novo dispositivo a partir de 2027. De acordo com o Car News China, assim que sua produção ficar mais acessível, carros mais baratos da fabricante poderão contar com a bateria de estado sólido.

E as baterias atuais?
Só que, isso só deve acontecer após 2030. Ainda que a bateria de estado sólido traga maior autonomia aos veículos elétricos, isso não significa o fim das baterias de lítio, ferro e fosfato. Conforme Lian Yubo, cientista chefe e engenheiro da fabricante chinesa, deu mais informações desse tema.
Segundo Lian, as baterias atuais seguirão equipando os carros mais acessíveis da montadora por pelo menos mais 15 anos. No entanto, as baterias de estado sólido da BYD não tiveram outros detalhes técnicos revelados. Ainda assim, a BYD não é a única montadora a se preocupar com o desenvolvimento desse dispositivo.
![BYD Seal [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/08/8JVglKvE-BYD-Seal-09-1320x743.webp)
A Chery também já testa baterias de estado sólido para equipar seus modelos elétricos. Ela quer instalar esses dispositivos em sua linha a partir de 2026. Mas, a produção dessas baterias em larga escala só começaria em 2027. E de acordo com a marca chinesa, a autonomia seria de aproximadamente 1.500 km com uma carga.
Outras marcas como a Dodge e a Honda também estudam a criação das suas baterias de estado sólido. Aliás, o esportivo Charger Daytona deverá contar com a novidade em breve.
Será que os carros da BYD com as baterias de estado sólido chegarão logo ao Brasil? Conte nos comentários