Com SUVs em alta, mais um modelo da Toyota deverá assumir o sobrenome Cross em breve. Depois de Corolla Cross e Yaris Cross, o subcompacto Aygo se converterá em SUV como antecipa o conceito Aygo X Prologue. Será que tem chances no Brasil?
O conceito foi apresentado como uma maneira a antecipar o possível Aygo Cross, o inédito SUV subcompacto da Toyota. Hoje um hatch subcompacto com projeto compartilhado com Peugeot e Citroën, o Aygo se converterá em um SUV subcompacto para garantir rentabilidade à Toyota.
Sem ter como dividir os custos com a Stellantis, que descartaram novas gerações de Citroën C1 e Peugeot 108, a Toyota apelou para a base do Yaris. O Aygo X Prologue usa base TNGA-B, a mesma do Yaris e do Yaris Cross europeus. Com isso, ele será maior que a atual geração.
Em porte, o futuro Toyota Aygo Cross terá o mesmo porte de Nissan Magnite, Renault Kiger, Kia Sonet e Hyundai Venue. Contudo, ao contrário de todos os outros modelos citados, que são destinados a mercados emergentes, o novo Toyota deverá permanecer somente na Europa.
Tipo Mobi e QQ
Visualmente ele traz soluções interessantes para parecer maior do que de fato é. As caixas de roda bem marcadas dão aspecto robusto ao SUVzinho, em especial na traseira onde é formado um ombro. A dianteira alta e com capô reto transmite robustez.
O ponto de ligação com a atual geração do Aygo está na traseira: lanternas tem praticamente o mesmo formato de antes. Já a tampa traseira de vidro é uma solução semelhante à usada pelos subcompactos Fiat Mobi e Chery QQ. Destaque para a pintura em dois tons bem parecida com modelos da Smart.
Focado em ambientes urbanos e cidades apertadas, o futuro Toyota Aygo Cross deverá usar apenas motores pequenos. O mais esperado é o 1.0 três cilindros em versão aspirada e turbo. A Toyota poderá adotar também uma motorização híbrida, caso os custos permitam uma aplicação em um modelo tão pequeno e, em tese, barato.
>>Dez SUVs que inexplicavelmente não são vendidos no Brasil
>>Toyota Corolla Cross: quais são os concorrentes versão por versão?
>>Fim dos compactos? 2021 já levou Ka, C3, March e Etios à aposentadoria