Novidades

Audi SQ5 chega ao Brasil com 354 cv

Versão mais potente do SUV faz de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos

Audi SQ5 (divulgação)
Audi SQ5 (divulgação)

A versão mais apimentada do Audi Q5 chegou ao Brasil: o SQ5. O utilitário alemão desembarca por aqui com visual mais agressivo que faz jus ao que traz debaixo do capô. Vendido por R$ 397.990, ele chega como concorrente de modelos como Mercedes-AMG GLC 43 (372 cv) e do recém-chegado BMW X3 M40i (360 cv).

Em relação ao motor, o Audi SQ5 substitui o eficiente 2.0 de 252 cv do Q5 para adotar um V6 turbo de 3,0 litros que entrega 354 cv e 51 kgfm de torque. O propulsor agora traz novos injetores de combustível de alta pressão no centro da câmera de combustão, além de turbocompressor no lugar do compressor mecânico da geração anterior. Outro recurso interessante é o roda-livre, um modo para reduzir o consumo de gasolina —ativado sempre quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidade constante entre 55 km/h e 160 km/h.

Audi SQ5 (divulgação)

A combinação do motor V6 é feita com a caixa automática Tiptronic de oito marchas, que distribui a força para a tração integral Quattro — que por sua vez prioriza a distribuição da potência para as rodas traseiras, mas podendo mudar de acordo com a condição. Apesar dos 1.945 kg de peso total, a Audi promete aceleração de 0 a 100 km/h de apenas 5,4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Visualmente, o SQ5 se diferencia de sua versão padrão por conta dos para-choques com maiores entradas de ar, grade com acabamento em alumínio, rodas de 20 polegadas, difusor traseiro com acabamento tipo colmeia e logotipo S tanto na dianteira quanto na traseira. Por dentro, há revestimento de Alcantara e couro, costuras contrastantes nos bancos e volante e acabamento em alumínio escovado.

O SUV alemão traz ainda seletor de modos de condução: Auto, Efficiency, Comfort ou Sport, bem como suspensão com controle eletrônico de amortecimento, controle de velocidade adaptativo (que assume a direção no trânsito urbano), assistente de estacionamento semiautomático e assistente de manutenção em faixa.

Audi SQ5 (divulgação)

Na lista de equipamentos, o SUV ainda inclui o conhecido painel de instrumentos configurável com tela de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático de três zonas, teto solar panorâmico, sistema head-up display, chave presencial e volante com regulagem elétrica. Há ainda central multimídia com integração ao celular, navegador GPS, sistema de som Bang&Olufsen e câmera de ré. Opcionalmente, o SQ5 pode ser equipado com assistente de tráfego reverso, exit warning (identifica risco de colisão na hora de abrir a porta) e câmera de 360 graus.

Veja mais:

>> Novo BMW X3 já tem pré-venda no Brasil

>> Avaliação: Audi A3 2.0 Ambition, um sedã esportivo discreto

>> Carros da Audi ficarão menos parecidos entre si