![Audi RS 3 [divulgação] Audi RS 3 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/07/2022-Audi-RS3-Sedan-12_edited.jpg)
Os tempos de discrição do Audi RS 3 ficaram no passado. A nova geração do esportivo, oferecido em carroceria hatch e sedã, agora tem visual tão marcante quanto sua performance além dos limites de um A3 normal. Os modelos ainda não têm lançamento agendado para o Brasil, mas devem ser oferecidos em breve.
Usando a versão evoluída da plataforma MQB, a nova geração do Audi RS 3 também recebeu uma melhoria em seu motor cinco cilindros. O 2.5 TFSI turbo de ronco inconfundível subiu para 407 cv, com torque de 51 kgfm. Em relação ao atual RS 3, são 7 cv e 2 kgfm a mais.
A transmissão de dupla embreagem Audi S-Tronic de sete marchas também foi modificada e agora está mais rápida e inteligente. Com tração integral quattro, o Audi RS 3 agora conta com modo RS Torque Rear, basicamente um modo drift. Com ele, o sedã e o hatch são capazes de deslizar a traseira por aí como se tivessem nascido com tração nas rodas de trás.
Além da potência
Para controlar toda essa força, o Audi RS 3 ainda conta com novo sistema de freios ventilados de 375 mm na dianteira e 310 mm na traseira com seis pistões. O conjunto é 10 kg mais leve que o anteriormente usado, além de mais eficiente. Nessa variante, as pinças são pintadas em vermelho ou preto.
O esportivo ainda conta com nova suspensão com amortecedores e molas recalibradas. Ela é 25 mm mais baixa que a de um A3 normal, enquanto senta 10 mm mais baixo que o S3. Há também barras estabilizadoras mais grossas e firmes. A Audi ainda oferece sistema adaptativo RS Sport com controle eletrônico de absorção de impacto.
![Audi RS 3 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/07/2022-Audi-RS3-Sportback-9_edited-750x450.jpg)
Boca preta
Um dos maiores destaques visuais da nova geração do Audi RS 3 está na dianteira. A grade preta com parte do para-choque pintado na mesma cor fez com que o estilo ficasse ainda mais esportivo. É uma abordagem bem diferente do modelo anterior, que chegava a ser bem discreto.
Os faróis com LED Matrix ganharam uma nova disposição de luzes, com a parte inferior simulando uma bandeira de corrida, mas também mostra as letras R e S, além do número 3. Logotipos da Audi recebem pintura preta, tal qual as rodas de liga-leve de 17 polegadas calçadas em pneus Pirelli P Zero Trofeo R. Elas ganham ainda mais destaque graças aos para-lamas alargados.
>>Inundação destrói mais de R$ 10 milhões em carros da Audi
>>Audi Q5 e Q5 Sportback tem coesão e coerência | Impressões
>>Audi RS e-tron GT é um elétrico que ronca como esportivo | Impressões