O Salão do Automóvel de Paris de 2024 vai começar em breve e a Audi não se conteve e apresentou os novos Q6 e SQ6 e-Tron. Os SUVs-cupês chegarão logo mais ao mercado, trazem porte encorpado, são 100% elétricos, possuem desenho com pegada futurista e outros destaques embarcados.
Os novos SUVs-cupês da marca alemã se destacam desde a dianteira. Ela traz um ar de invocado. A grade Singleframe tem partes abertas, seus faróis são finos, o para-choque possui diversas partes escurecidas, o para-brisa e o teto são inclinados. Nas laterais, se destacam a linha de cintura alta e as rodas amplas. A traseira se destaca pelo caimento leve e pela ampla janela traseira.
As lanternas são interligadas e o para-choque é saliente. Os novos Audi Q6 e SQ6 Sportback e-Tron usam a Premium Platform Electric, do Grupo Volkswagen e possuem um coeficiente de arrasto de 0,26, o que o ajuda a ter um desempenho mais notório e ajuda na autonomia. Além disso, eles são mais baixos do que as versões comuns. No interior, se destacam o acabamento ecológico e a tecnologia embarcada.
Bastante potência e autonomia
Na parte da frente, há uma tela de 11,9 polegadas para o painel de instrumentos e mais a central multimídia de 14,5 polegadas e que usa o sistema Android Automotive OS. Head-up display com realidade aumentada e tela de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro são opcionais. O modelo possui assistente de voz que usa tecnologia do ChatGPT.
E tem ainda como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com 20 alto-falantes e quatro deles são instalados nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. O forro do teto, os para-sois e colunas internas possuem revestimento de poliéster reciclado. Os porta-malas dos novos Audi Q6 e SQ6 Sportback e-Tron contam com 511 litros. Ele aumenta para 1.373 litros com os bancos traseiros rebaixados.
O bagageiro dianteiro acomoda mais 64 litros. O Q6 Sportback mais barato tem um motor elétrico instalado no eixo traseiro que rende 288 cv. Ele tem uma bateria de 83 kWh de capacidade. Seu 0 a 100 km/h é feito em sete segundos e pelo ciclo internacional, a autonomia é de 545 km com uma carga. Já o Q6 Sportback e-Tron Performance fica acima dele.
Aqui, a bateria tem 100 kWh, o motor rende 322 cv, a autonomia sobe para 656 km e o 0 a 100 km/h é feito em 6,6 segundos. O Q6 Sportback e-Tron Quattro tem dois motores, 383 cv, 636 km de autonomia, 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tração nas quatro rodas. Por fim, o SQ6 e-Tron Sportback é o mais potente da linha. Tem 510 cv e autonomia de de 607 km.
Velocidade máxima de 230 km/h, tração nas quatro rodas e 0 a 100 km/h em 4,3 segundos são seus chamarizes. Os novos Audi Q6 e SQ6 Sportback e-Tron podem ser carregados em tomada de corrente contínua de 225 kW, 260 kW ou 270 kW. Como tem carregamento rápido, a bateria é carregada de 10% até 80% em 22 minutos.
Na Alemanha, o Q6 e-Tron Sportback mais acessível tem preço nos arredores de R$ 400 mil em conversão direta e sem impostos. A chegada dos SUVs-cupês aos Estados Unidos acontecerá mais para frente e a vinda dos novos modelos ao Brasil não foi confirmada até o momento.
O que você achou do SUV cupê? Teria um modelo esportivo elétrico? Conte nos comentários