O fim de linha de carros é um momento triste tanto para a montadora quanto para o público. Dessa vez, quem saiu de cena foi o esportivo Audi R8. O modelo que chama atenção pelo seu desenho e por ser potente parou de ser fabricado agora em março de 2024 na planta de Heilbronn, na Alemanha e não tem um substituto à vista.
O último R8 produzido pela marca alemã foi um Quattro Edition Performance pintado na cor amarelo Vegas. Externamente, ele tinha visual com apliques feitos em fibra de carbono e suas rodas era de liga leve de 20 polegadas. O esportivo sairia de linha definitivamente no fim de 2023, mas uma alta demanda de vendas obrigou a Audi a aumentar até agora sua produção. Tudo para atender aos clientes que se atrasaram.
Até o último dia de 2023, a Audi registrou mais de 1.591 pedidos confirmados do R8. Essa alta de 49% chocou os executivos da montadora e obrigou os funcionários a produzirem mais unidades do modelo. Um dos fatores que pesou para o seu fim de produção foi seu alto preço final, o que fazia os compradores repensarem sua compra. Desde 2008, quando ele teve um pico de 5.016 pedidos, a vida do R8 nunca mais foi a mesma.
Primo do R8 também sairá de cena em breve
A Audi faz parte do Grupo Volkswagen e quem é sua prima e rival é a Lamborghini. Tanto o R8 quanto o Huracán utilizam o motor 5.2 aspirado V10 como propulsor. Só que, devido às normas de emissão de poluentes cada vez mais rígidas, esse motor está a um passo de ir de arrasta para cima. A Lamborghini apresentará logo mais um substituto a altura do Huracán e que provavelmente utilize o conjunto híbrido plug-in.
Com o alto preço do Audi R8, baixa procura e normas mais rígidas de produção, os motivos para seu fim de linha eram maiores do que aqueles para sua continuação de produção. A marca não projeta nenhum esportivo para ser seu substituto neste momento e um esportivo 100% elétrico da Audi não deve chegar às ruas tão cedo.
Você gostava do R8? Já viu ou andou em um dele? Conte nos comentários
>>Citroën quebra tradição e batiza novo SUV de Basalt
>>Antes e depois: Chevrolet Spin 2025 | o que mudou no visual?
>>Ferrari promete que seu carro elétrico vai fazer barulho