
Mesmo que tenha passado por maus bocados em 2024, a Audi quer lançar carros mais caros e sofisticados no futuro. Ela planeja matar modelos acessíveis como o A1 e focar no desenvolvimento de veículos com alto valor embutido. Mas, e as vendas? Pelo visto a marca alemã não está mais tão preocupada com a quantidade e sim com a qualidade.
Quem revelou essa novidade foi Jose Miguel Aparicio, alto executivo da marca para o Reino Unido. Ele foi entrevistado pelo portal Auto Express e deu mais detalhes. Segundo Jose, a montadora buscará aumentar seu prestígio, o desejo pelos carros e que o foco passará a ser na qualidade e não na quantidade.
Vale lembrar que a Audi fechou 2024 com 1.671.218 carros vendidos e anotou uma queda de 11,8% nas suas negociações. Mas, mesmo desenvolvendo veículos mais sofisticados e caros, ela não quer atazanar a Porsche, que também faz parte do Grupo Volkswagen. Assim como o preço dos carros da marca vai subir, os níveis de atratividade deles e o desejo pela fabricante também deverão crescer.

Nada de extremos
Já que ela quer focar em automóveis mais caros, o fim de modelos como o A1 deve estar bem próximo. Aliás, no Brasil, os carros mais acessíveis da montadora são os compactos premium A3 hatch e sedan. Outra novidade pode vir para o sedan A8. Segundo o portal Auto Motor and Sport, é provável que o maior sedan da fabricante viva por mais alguns anos no mercado.
Além disso, um SUV mais caro e sofisticado que os Q7 e Q8 pode estar sendo planejado pela montadora. Por outro lado, a Audi segue firme e forte em sua opinião recém-formulada sobre carros elétricos. Ela queria se tornar uma fabricante exclusivamente elétrica na próxima década. Porém, percebeu que as vendas e buscas por esses modelos sofreram quedas notórias.

Por isso, ela reformulou seu futuro. Ela não seguirá os passos da Jaguar e ainda deve oferecer carros a combustão e híbridos plug-in por mais alguns anos. Mesmo assim, segue oferecendo veículos elétricos, como o SUV Q6 e-Tron. Ele chegou recentemente ao Brasil e parte de R$ 559.990.
Você acha que esse novo plano da Audi dará certo? Conte nos comentários