A Audi lançou no Brasil o Q6 e-tron para ampliar a linha de veículos eletrificados e atender aos consumidores que buscam um modelo de luxo, rápido e livre de emissões. O SUV é encontrado nas versões Q6 e-tron Performance, por R$ 559.990, e Q6 e-tron Performance Black, que custa R$ 599.990. Só que há uma boa notícia!
Durante o período de pré-venda, válido até o final de novembro de 2024, os preços caem para R$ 539.990 e R$ 569.990, na ordem, com direito a um voucher de R$ 10.000 nos postos Shell Recharge.
O Auto+ teve a oportunidade de um primeiro contato com o SUV da Audi no Campo de Provas da Bridgestone, no interior de São Paulo. O Q6 e-tron é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi feito em Ingolstadt, na Alemanha, nascido na Plataforma Premium Electric (PPE), desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para veículos elétricos.
Com um design exterior diferente em relação ao e-tron e o e-tron S Sportback, exibe uma dianteira verticalizada junto dos faróis Full LED Matrix, que se adaptam automaticamente à luminosidade. Na traseira, as lanternas interligadas seguem a tendência do e-Tron GT, e também dos Porsche Macan e Cayenne.
Como é o Q6 e-tron ao volante?
O Audi Q6 e-tron é equipado com dois motores elétricos que entregam 387 cv e 54,5 kgfm. São números de desempenho que permitem um 0 a 100 km/h em 5,9 segundos no modo Launch Control, atingindo 210 km/h de máxima. Da mesma forma que acelera forte, ele também corta o vento graças ao coeficiente de arrasto de 0,28.
As suspensões esportivas S do Q6 e-tron são equipadas com amortecedores dotados de válvula variável, minimizando a rolagem da carroceria e oferecendo boas doses de estabilidade nas curvas.
Durante o nosso primeiro contato, em nenhum momento houve a tendência da dianteira erguer ou mergulhar, seja ao cravar o pé no pedal do acelerador ou nas frenagens mais fortes. A direção eletricamente assistida é precisa, sendo ágil ao esterço e ao retorno, enquanto as rodas Audi Sport de 21 polegadas complementam o conjunto da obra.
O Audi Q6 e-tron oferece quatro modos de recuperação de energia, com uma autonomia de até 411 km, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. A energia é o combustível desse SUV e vai armazenada em uma bateria de 100 kWh, com 12 módulos prismáticos e arquitetura de 800V.
Isso permite carregamento rápido em tomadas de corrente contínua até 270 kW, completando a carga em 21 minutos. Em corrente alternada, a carga máxima é de 11 kW, com acesso pelos dois lados do SUV e abertura elétrica.
Cabine recheada de telas
O Audi Q6 e-tron mede 4,77 m de comprimento e 2,88 m de entre-eixos, com um porta-malas de porta-malas leva 526 litros, que pode ir a 1.529 litros após o rebatimento do banco traseiro. Um outro compartimento está localizado sob o capô e acomoda mais 64 litros.
Ao abrir a porta, o Audi Q6 e-tron exibe o quadro de instrumentos de 11,9 polegadas, enquanto o multimídia de 14,5 polegadas oferece conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Uma terceira tela de 10,9 polegadas é dedicada ao carona e os comandos dos faróis estão localizados nas laterais de portas juntos dos botões dos vidros.
O Audi Q6 e-tron traz os sistemas ADAS, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, câmeras 360°, frenagem autônoma de emergência e assistente de estacionamento. Além disso, há ar-condicionado de três zonas, de 15W, porta-malas com abertura elétrica, volante e bancos aquecidos, sensor de fadiga e nove airbags.
A versão Performance acrescenta o kit S Line para interior e exterior, kit Black Plus para exterior, sistema de som Bang & Olufsen 3D, luzes ambientes configuráveis e Head-Up Display com realidade aumentada.
O que você achou do Audi Q6 e-tron? Deixe sua opinião nos comentários e diga se teria um SUV totalmente elétrico!