SUV premium elétrico!

Audi Q6 e-tron é um SUV rápido e conectado ao piso | Impressões

O Audi Q6 e-tron chegou ao nosso mercado em duas versões, com preço inicial de R$ 539.990. Confira nossas primeiras impressões

Audi Q6 e-tron azul parado de frente no asfalto com árvores ao fundo
Audi Q6 e-tron [Auto+ / Rafael Dea]

A Audi lançou no Brasil o Q6 e-tron para ampliar a linha de veículos eletrificados e atender aos consumidores que buscam um modelo de luxo, rápido e livre de emissões. O SUV é encontrado nas versões Q6 e-tron Performance, por R$ 559.990, e Q6 e-tron Performance Black, que custa R$ 599.990. Só que há uma boa notícia!

Durante o período de pré-venda, válido até o final de novembro de 2024, os preços caem para R$ 539.990 e R$ 569.990, na ordem, com direito a um voucher de R$ 10.000 nos postos Shell Recharge.

O Auto+ teve a oportunidade de um primeiro contato com o SUV da Audi no Campo de Provas da Bridgestone, no interior de São Paulo. O Q6 e-tron é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi feito em Ingolstadt, na Alemanha, nascido na Plataforma Premium Electric (PPE), desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para veículos elétricos.

Audi Q6 e-tron azul parado de frente no asfalto com árvores ao fundo
Audi Q6 e-tron [Auto+ / Rafael Dea]

Com um design exterior diferente em relação ao e-tron e o e-tron S Sportback, exibe uma dianteira verticalizada junto dos faróis Full LED Matrix, que se adaptam automaticamente à luminosidade. Na traseira, as lanternas interligadas seguem a tendência do e-Tron GT, e também dos Porsche Macan e Cayenne.

Como é o Q6 e-tron ao volante?

O Audi Q6 e-tron é equipado com dois motores elétricos que entregam 387 cv e 54,5 kgfm. São números de desempenho que permitem um 0 a 100 km/h em 5,9 segundos no modo Launch Control, atingindo 210 km/h de máxima. Da mesma forma que acelera forte, ele também corta o vento graças ao coeficiente de arrasto de 0,28.

As suspensões esportivas S do Q6 e-tron são equipadas com amortecedores dotados de válvula variável, minimizando a rolagem da carroceria e oferecendo boas doses de estabilidade nas curvas.

Audi Q6 e-tron azul parado de traseira no asfalto com árvores ao fundo
Audi Q6 e-tron [Auto+ / Rafael Dea]

Durante o nosso primeiro contato, em nenhum momento houve a tendência da dianteira erguer ou mergulhar, seja ao cravar o pé no pedal do acelerador ou nas frenagens mais fortes. A direção eletricamente assistida é precisa, sendo ágil ao esterço e ao retorno, enquanto as rodas Audi Sport de 21 polegadas complementam o conjunto da obra.

O Audi Q6 e-tron oferece quatro modos de recuperação de energia, com uma autonomia de até 411 km, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. A energia é o combustível desse SUV e vai armazenada em uma bateria de 100 kWh, com 12 módulos prismáticos e arquitetura de 800V.

Rodas de 21 polegadas do Audi Q6 e-tron azul parado no asfalto
Audi Q6 e-tron [Auto+ / Rafael Dea]

Isso permite carregamento rápido em tomadas de corrente contínua até 270 kW, completando a carga em 21 minutos. Em corrente alternada, a carga máxima é de 11 kW, com acesso pelos dois lados do SUV e abertura elétrica.

Cabine recheada de telas

O Audi Q6 e-tron mede 4,77 m de comprimento e 2,88 m de entre-eixos, com um porta-malas de porta-malas leva 526 litros, que pode ir a 1.529 litros após o rebatimento do banco traseiro. Um outro compartimento está localizado sob o capô e acomoda mais 64 litros.

Ao abrir a porta, o Audi Q6 e-tron exibe o quadro de instrumentos de 11,9 polegadas, enquanto o multimídia de 14,5 polegadas oferece conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Uma terceira tela de 10,9 polegadas é dedicada ao carona e os comandos dos faróis estão localizados nas laterais de portas juntos dos botões dos vidros.

Audi Q6 e-tron [Auto+ / Rafael Dea]

O Audi Q6 e-tron traz os sistemas ADAS, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, câmeras 360°, frenagem autônoma de emergência e assistente de estacionamento. Além disso, há ar-condicionado de três zonas, de 15W, porta-malas com abertura elétrica, volante e bancos aquecidos, sensor de fadiga e nove airbags.

A versão Performance acrescenta o kit S Line para interior e exterior, kit Black Plus para exterior, sistema de som Bang & Olufsen 3D, luzes ambientes configuráveis e Head-Up Display com realidade aumentada.

O que você achou do Audi Q6 e-tron? Deixe sua opinião nos comentários e diga se teria um SUV totalmente elétrico!