Mais um SUV no portfólio da Audi

Audi Q6 e-tron é apresentado e chegará em breve ao Brasil

Demorou até demais, mas o Audi Q6 e-Tron veio ao mundo para incomodar mais o segmento disputado e tem o conjunto elétrico como aliado

Q6 e-Tron
Audi Q6 e-Tron 2024 [Divulgação]

Demorou, mas a Audi revelou como ficou o novo Q6 e-tron. O SUV elétrico maior que o Q4 traz estilo e a propulsão 100% elétrica como destaques. Ampla autonomia e lista de equipamentos recheada de tecnologia são seus chamarizes na acirrada categoria de SUVs. Surpreendentemente, sua chegada ao Brasil é esperada para 2024.

O Q6 e-tron utiliza a plataforma PPE, desenvolvida para modelos elétricos. Na dianteira, chama atenção a grade fechada e as peças que imitam entradas de ar. O capô e o para-brisa são amplos e este segundo é levemente inclinado, assim como o teto. Os faróis são de LED e contam com a tecnologia Matrix. Além disso, possuem a capacidade de se comunicar com outros carros nas estradas. As lanternas terão a tecnologia OLED, serão conectadas e também emitem símbolos de alerta.

A carroceria do Audi Q6 e-tron é musculosa e a linha de cintura é alta. O modelo tem rodas de 18 polegadas e a versão S tem de 19 polegadas. A marca alemã vai ofertar um kit com apliques escurecidos em diversos pontos da carroceria. No quesito medidas, o Q6 elétrico tem 4,77 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,64 m de altura e entre-eixos de 2,89 m. No interior, há predominância de telas. O painel de instrumentos é integrado com a central multimídia e possuem 11,9 e 14,5 polegadas respectivamente.

Q6 e-Tron
Audi Q6 e-Tron 2024 [Divulgação]

Elétrico nada calmo

Essa central tem uma loja de aplicativos e um assistente virtual. O passageiro dianteiro pode se entreter com uma tela opcional de 10,9 polegadas que pode até exibir um filme. O motorista tem como opcional o head-up display de realidade aumentada. Existem 22 alto-falantes e o porta-malas do SUV comporta 526 litros. Se os bancos traseiros forem rebatidos, o tamanho sobe para 1.529 litros e tem o frunk, o porta-malas dianteiro, que tem espaço para 64 litros.

O Audi Q6 e-tron terá um motor de 422 cv e com o launch control ativado sobe para 456 cv. Seu 0 a 100 km/h é cumprido em 5 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. Contudo, essa configuração é apenas para os modelos vendidos nos Estados Unidos. Para os demais mercados, o SUV será um pouco mais manso. Ele terá 382 cv e faz o 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h.

Q6 e-Tron
Audi Q6 e-Tron 2024 [Divulgação]

A bateria é sempre feita de íons de lítio de 12 módulos, 180 células prismáticas e capacidade de 100 kWh. A autonomia é de 624 km, segundo o ciclo europeu. O SQ6 e-Tron terá 483 cv e com o launch control ligado 510 cv. Sua velocidade máxima é de 230 km/h e o 0 a 100 km/h é cumprido em curtos 4,3 segundos. A variante Sportback virá um pouco mais para frente. Ele ainda terá uma versão com tração traseira que se tornará a de entrada. As atuais possuem tração dianteira.

Sua bateria permite carregamento rápido de corrente contínua de até 270 kW e com uma carga de 10 minutos ganha 254 km de autonomia. Demora cerca de 21 minutos para ir de 10 até 80% de carga. O Q6 e-tron chegará ainda este ano por preço inicial de cerca de R$ 407 mil na Alemanha e o SQ6 e-tron por R$ 511 mil. O Brasil deve receber o SUV até o fim de 2024.

Q6 e-Tron
Audi Q6 e-Tron 2024 [Divulgação]

O que achou do Audi Q6 e-tron? Terá um na sua garagem? Conte nos comentários


>>Triumph Tiger 1200 2024 tem preço revelado antes da estreia

>>Fiat Titano barata? Como caminhonete pode custar menos de R$ 200 mil

>>Mitsubishi Pajero Sport muda motor, mas é mais fraco do que SW4